INGREDIENTES
1 Pato
750g de arroz Agulha
2 Cabeças de nabo
2 Cenouras
2 Cebolas + 2 para o refogado
2 Dentes de alho
Orégãos secos a gosto
4 Cravinhos
1 Raminho de salsa
1 Raminho de tomilho
2 Folhas louro
Sal, piripiri e pimenta q.b.
2,5 dl de vinho branco e 1 cálice de
Cognac
Azeite q.b.
1 c.(doce) de açafrão
Fatias de bacon a gosto
1 Chouriço caseiro
1 Farinheira
2 Ovos batidos para pintar a
superfície do arroz antes de ir ao forno a tostar.
PREPARAÇÃO
No dia anterior:
Limpar o pato. Retirar a gordura e a pele (deixar ficá-la apenas nas coxas e asas para dar gordura para o arroz).
Levar ao lume o pato numa panela de pressão com duas cebolas cortadas em lâminas, os nabos em cubos e as cenouras às rodelas. Acrescentar os temperos (excepto o açafrão e os alhos). Adicionar água até o cobrir. Deixar cozer até a carne se soltar dos ossos (cerca de 30 minutos).
No dia seguinte:
Retirar tudo da panela e desfiar bem a carne. Reservar.
Coar o caldo da cozedura e juntar um pouco ao pato desfiado. Levar ao lume para apurar sabores e rectificar os temperos.
Colocar ao lume um tacho com água fria com a farinheira, as fatias de bacon e o chouriço. Deixe ferver lentamente para a farinheira não rebentar.
Entretanto fazer um refogado num taxo com as restantes cebolas e os alhos, muito bem picados. Deixar refogar até a cebola começar a ganhar uma cor dourada. Acrescentar o arroz e deixar fritar um pouco.
Refrescar com o vinho branco e o Cognac. Deixar evaporar. Seguidamente regar com o caldo da cozedura do pato e juntar o açafrão. Acrescentar aos poucos mais caldo do pato, até o arroz estar praticamente cozido. Rectificar os temperos.
Depois untar um pirex com manteiga. No fundo colocar uma boa quantidade de arroz e por cima o pato desfiado e o bacon em fatias. Cobre-se com o restante arroz. Pincelar a superfície do arroz com os ovos batidos e decorar com as fatias de bacon, rodelinhas de chouriço e da farinheira, antes de ir ao forno, até dourar.
Acompanhar com grelos de nabo cozidos e salteados em
azeite e alho, e, algumas rodelas de laranja.
0 comentários :
Enviar um comentário