quarta-feira, 5 de julho de 2017

BACALHAU COM NATAS À JOÃO&RATÃO

        4 Pessoas 
INGREDIENTES
800g de postas de bacalhau demolhado
8 dl de leite
Azeite q.b.
3 Cebolas cortadas em rodelas (cerca de 3 mm)
1 Cebola cortada em rodelas muito finas
2 C.(sopa) de farinha Maizena (amido de milho)
Óleo de fritar q.b.
1 Kg de batatas cortadas em pequenos cubos com 1 cm de lado
Sal, pimenta e noz-moscada q.b.
400g de espargos de conserva cozidos, cortados em pedaços de 2 cm
2 dl de natas
Queijo ralado
PREPARAÇÃO
Cozer as postas de bacalhau no leite durante 10 minutos. Coar o leite reservando-o separadamente do bacalhau.
Numa frigideira grande refogar em 2 colheres de sopa de azeite as rodelas das 3 cebolas. Em lume médio alto, mexendo com cuidado para não partir as rodelas, deixar refogar até as cebolas ficarem caramelizadas, mas não queimadas. Retirar as rodelas e colocá-las num prato largo sobre duas folhas de papel absorvente. Reservar.
Desfazer as postas de bacalhau em lascas.
Deitar o azeite que sobrou num tacho antiaderente de tamanho médio. Acrescentar um pouco de azeite, se necessário, levar a lume médio e refogar as rodelas finas da cebola, até ficarem moles e translúcidas.
Acrescentar ao tacho as lascas de bacalhau e envolver. Mexer devagar para não esmagar as lascas até estas ganharem cor.
Entretanto deitar as duas colheres de farinha Maizena no leite reservado. Ir mexendo devagar até a farinha ficar completamente dissolvida. Juntar ao bacalhau e, em lume brando, deixar cozinhar, mexendo de vez em quando, até se formar um creme que envolve o peixe.
Em lume médio-baixo fritar os cubos das batatas, sem os deixar ganhar uma crosta dura. Devem ficar cozidos por dentro e ligeiramente estaladiços por fora. Retirá-los do óleo e deixá-los a descansar sobre papel absorvente durante uns minutos até ficarem secos. Entretanto acender o forno a 200 °C.
Então juntar os cubos de batata ao bacalhau e misturar. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada.
Deitar metade desta mistura num tabuleiro untado de ir ao forno, espalhar por cima as cebolas caramelizadas. Deitar o resto da mistura e cobrir toda a superfície com as natas. Polvilhar com queijo ralado. Levar ao forno a uma temperatura de 180 ºC, durante o tempo necessário até ficar gratinado. 
Servir com uma salada mista fresca.

2 comentários :

Maria disse...

Deve ser bom. Acho que vou experimentar. Tenho que me lembrar dos espargos que acabaram. Fica melhor com verdes ou brancos?

João de Sousa Garcia disse...

Eu ponho sempre dos brancos. Por isso os coloco quase no fim para evitar que se desfaçam pois já veem cozidos. Há dias ofereceram-me 2 frascos com eles igualmente cozidos mas verdes... Ainda não os experimentei. Peço desculpa por só agora lhe responder e agradeço a sua visita ao nosso blogue. Espero que goste desta receita, tanto como eu. Para mim tem uma história especial. Comi este bacalhau em 1981 num jantar em que iniciei o namoro com a mulher com quem iria estar casado 24 anos. Quando me reformei há 12 anos deu-me para começar a cozinhar, o que nunca tinha feito. E comecei pois tinha saudades de comer um Coq-au.vin. Saí-me muito bem. Daí resolvi fazer uma receita o mais parecida possível com aquele bacalhau que tanto tinhas gostado. É este. Fica com a receita e a sua história.... Os meus melhores cumprimentos.

Enviar um comentário

 
Blogger Templates