segunda-feira, 21 de novembro de 2016

SALADA RUSSA DE SALMÃO FUMADO

         6 Pessoas
INGREDIENTES
7,5 dl de água
2 Cubos de caldo de camarão
250g de cenoura, cortada em cubos com cerca de 1cm de lado
4 Ovos cozidos cortados em pequenos cubos.
500g de batata, cortada em cubos com cerca de 1cm de lado
300g de ervilhas
400g de maionese de compra (ou caseira)
1 Queijo Philadélphia com sabor a salmão (queijo de barrar)
60g de azeitonas, sem caroço e picadas grosseiramente, mais algumas para decorar
60g de cornichons, cortados em cubinhos com 0,5cm de lado
30 Alcaparras
250g de salmão fumado cortado
Sal e pimenta q.b.
PREPARAÇÃO
Numa panela deitar a água e os cubos de caldo até levantar fervura. Acrescentar as cenouras já cortadas e deixar ferver. Noutra panela colocar os ovos a cozer durante 12 minutos. Entretanto preparar os restantes ingredientes como acima indicado.
Logo que a cenoura esteja cozida, al dente, coar e reservar quer a cenoura, quer a agua da cozedura. Nessa água cozer as batatas que, estando em pequenos cubos, coze muito depressa. Depois repetir a operação com as ervilhas que devem cozer durante 10 minutos.
Depois de tudo cozido e escorrido deixar arrefecer numa taça grande, onde a salada russa final, possa ser bem mexida. Desprezar a água da cozedura. 
Numa tigela misturar bem a maionese com o queijo creme de sabor a Salmão. Ir acrescentado, mexendo ao de leve, as azeitonas, os cornichons e as alcaparras. Por último o salmão.
Deitar esta mistura da maionese na taça dos vegetais logo que estes estejam frios. Acrescentar os ovos e envolver todos os ingredientes. Juntar pimenta branca moída na hora. Verificar o sal.




Guardar a Salada Russa no frigorífico até chegar a hora de a servir.

LOMBO DE PORCO ASSADO COM LARANJA, ALECRIM E MOSTARDA

       Para fatiar numa máquina, ou à mão, o mais fino possível.

INGREDIENTES
 1 Lombo de porco, inteiro e limpo (c. de 1,5 Kg)
1 dl de azeite virgem
2 C.(sopa) de mostarda de Dijon
Sal e pimenta moída na hora q.b.
10 dentes de alho, descascados e esmagados
2 C.(sopa) de mel
100g de manteiga
½ dl de vinho do Porto
1 Pé de alecrim fresco
Sumo de 3 laranjas e reservar a polpa sem a parte branca.
2 C.(café) de fécula de batata (para engrossar o molho)
PREPARAÇÃO
De véspera preparar a marinada. Num recipiente onde caiba o lombo misturar o azeite com a mostarda, juntamente com o sal e a pimenta moída. Acrescentar os alhos descascados e esmagados e a polpa da laranja.
Esfregar a carne com esta massa e deixá-la repousar durante uma noite no frigorífico, para que os sabores sejam assumidos pela carne.
No dia seguinte, aquecer o forno à temperatura de 200 °C.
Colocar a carne e a marinada no tabuleiro de ir ao forno. Regar a carne com o mel a fio e colocar pequenos pedaços da manteiga por cima da carne. Colocar na base o alecrim e deitar o vinho do Porto no fundo.
Colocar o tabuleiro no forno e deixar a carne a assar durante 15 minutos para ganhar uma pequena crosta. Regar bem a carne com o sumo de laranja. Baixar a temperatura para os 140 °C, e cobrir o lombo com uma folha de alumínio. Deixar assar durante uma hora e meia até que esteja bem passado, sem deixar secar ou queimar, molhando de vez em quando com os sucos que se depositam no tabuleiro e com o sumo das laranjas. Se necessário deixar ficar mais tempo no forno.
Depois de assado, retirar a carne do forno e do tabuleiro e deixar ficar numa tábua a arrefecer.








O molho é uma componente importante deste prato. Côa-se para uma pequena panela o liquido que ficou no tabuleiro depois da carne ter sido retirada. Junta-se-lhe o resto de sumo de laranja e leva-se ao lume. Pode-se acrescentar um pouco de aguardente velha ou de vinho do Porto. Neste caso deixar ferver até perder o grau de álcool.
Se estiver muito liquido acrescentar um pouco farinha Maizena e mexer bem para evitar formar com grumos. Ou reduzir um pouco. Servir o molho à parte. Servir o molho sempre bem quente.
Este lombo pode ser servido quente ao frio. Se no Inverno é muito agradável com o molho quente, no Verão servem para fazer pratos frios muito saborosos como ainda sandes ou saladas. Em ambos os casos ficam muito bem decorados e acompanhados com rodelas de laranja.

sábado, 19 de novembro de 2016

BATATAS NO FORNO À JOÃO&RATÃO

          4 a 6 Pessoas 

INGREDIENTES
1 Kg de batatas descascadas e cortadas em cubos
Salsa e tomilho frescos picados q.b.
Orégãos secos q.b.
1 C.(sobremesa) de colorau
Azeite q.b.
1 C. (sopa) de farinha de trigo
Sal q.b.
PREPARAÇÃO
Lavar os cubos de batatas em várias águas para sair o amido.
Untar uma assadeira com azeite e deitar as batatas polvilhadas com a salsa e o tomilho picados. Acrescentar os orégãos secos e o colorau.
Pré-aquecer o forno a 200 ºC.
Regar com azeite, misturar bem e polvilhar com a farinha. Voltar a misturar bem todos os ingredientes e, se necessário, regar com mais azeite. As batatas devem ficar bem húmidas de azeite, mas sem exagerar para não fritarem.
Colocar no forno e deixar cozinhar até as batatas ficarem prontas e douradas. Levar entre 20 a 35 minutos. Depende da qualidade das batatas e do tipo do forno. De 5 em 5 minutos as batatas devem ser mexidas para não se prenderem ao fundo do recipiente.
Colocar sal apenas nos 10 minutos finais e mexer bem.
Servir quente.
Acompanha tanto carnes como peixe assado.

FEIJOADA À JOÃO&RATÃO

          10 Pessoas 
INGREDIENTES
400g de barriga de forno fumada (ou bacon fumado)  
500g de orelha de porco (fresca ou fumada)
1 Kg de feijão vermelho (ou 2 Kg de feijão cozido em lata)
400g de rabo de porco cortado no talho às rodelas
500g de chispe, ou entremeada, ou rojões (facultativo)
1 Chouriço de carne
1 Chouriço Moura
1 Chouriço de cebola
1 Morcela
1 Salpicão (cerca de 350g)
3 Cebolas (1 inteira e 2 picadas)
10 Cravinhos
10 Grãos de pimenta
400g de cenoura cortada às rodelas, e cada rodela em ½ lua ou em quartos
6 Dentes de alho picados
1 dl de azeite  
2,5 dl de vinho branco seco
1 C.(café) de louro em pó
Malaguetas pequenas cortadas às rodelas
Colorau e sal q.b.
PREPARAÇÃO
Utilizando carnes fumadas, colocá-las de molho 48 horas antes de preparar a feijoada.
De véspera, pôr de molho em água fria o feijão, previamente lavado em várias águas.
Num tacho grande colocar todas as carnes e enchidos, nomeadamente as carnes fumadas que estiveram de molho. Os enchidos devem ser picados para facilitar a saída da gordura. Colocar a cebola inteira com os cravinhos espetados e os grãos de pimenta. Cobrir completamente de água todos estes ingredientes. Cozê-los bem cozidos. Mas o tempo de cozedura varia, assim, vá-os retirando conforme forem ficando cozidos. Primeiro a morcela, depois o chouriço de moura, depois o chouriço de cebola. Segue-se a barriga fumada, após 45 minutos de cozedura. Os restantes devem cozer cerca de 75 minutos.
Cortar em rodelas os enchidos, incluindo o salpicão, e, cortar as carnes em bocados.
Guardar no frigorífico para o dia seguinte. Coar o liquido da cozedura, retendo e desprezando os grãos de pimenta bem como eventuais pequenos ossos que se tenham soltado. Reservar igualmente o liquido no frigorífico.
No dia da preparação, cozer o feijão na água em que esteve a demolhar. Coar o feijão e reservar a água da cozedura.
Entretanto preparar as 2 cebolas, os dentes de alho e as cenouras conforme acima indicado. Retirar o molho da cozedura das carnes do frigorífico e, cuidadosamente, retirar com uma colher toda a gordura que se solidificou à superfície. Desprezar a gordura e reservar o caldo.
Num tacho grande onde caibam todos os ingredientes, deitar o azeite e refogar a cebola e os dentes de alho. Logo que comecem a aloirar juntar a cenoura e deixar refogar. Adicionar o louro em pó, as malaguetas e o colorau. Passados uns minutos acrescentar o vinho. Se necessário para ajudar a cozinhar as cenouras acrescente um pouco do caldo de cozer as carnes.
Juntar o feijão com metade do caldo e as carnes cozidas de véspera. Envolver todos os ingredientes. Juntar o restante caldo na quantidade suficiente para a feijoada ficar na textura apreciada. rectificar o sal e o picante.  
Deixar apurar com o lume muito brando.  
A situação ideal é ser servida apenas no dia seguinte. Deve ser reaquecida antes de ser servida.
Acompanhá-la com arroz basmati, levado ao forno, bem solto feito na água de cozer o feijão.

COELHO À CAÇADOR À MODA DE JOÃO&RATÃO

          4 Pessoas 
INGREDIENTES
1 Coelho
1 Cabeça de alho, os dentes descascados, 2/3 picados e 1/3 esmagados
2 Ramos de alecrim
2 Ramos de tomilho
½ C.(sopa) de Colorau
1 Pitada de louro em pó
2 C.(sopa) de azeite
Sal e pimenta q.b.
5 dl de vinho tinto
3 C.(sopa) de farinha
10 Chalotas cortadas em quartos
1 Chouriço mouro cortado às rodelas
50g de bacon cortado em cubos
3 dl de caldo de carne
½ Ramo coentros com os talos cortados em pedaços e as folhas picadas 
Malagueta (opcional) q.b.
PREPARAÇÃO
De véspera, cortar o coelho em pedaços uniformes. Numa tigela preparar uma marinada juntando os alhos picados, alecrim, tomilho, colorau, louro, azeite, sal e pimenta. Misturar com as mãos todos os ingredientes e envolver o coelho neles de forma a ficar todo untado. Cobrir com o vinho tinto. Tapar com fita aderente e levar ao frigorífico até ao dia seguinte.
Então, preparar os ingredientes conforme acima indicado e retirar os pedaços do coelho da marinada secando-os com papel absorvente. Passar os pedaços de coelho por farinha e sacudir o excesso da mesma. Reservar.
Entretanto fazer o caldo de carne. Coar a marinada. Reservar o liquido e desprezar o resto.
Num tacho de barro bem quente, com um fio de azeite, fritar as peças de coelho em todos os lados, até ficarem dourados. Retirar e reservar.
No mesmo tacho, juntar as chalotas cortadas em quartos, os alhos esmagados, chouriço e bacon. Refogar cerca de 10min. Adicionar os talos dos coentros e a malagueta.
Juntar o coelho. Refrescar com o líquido da marinada. Adicionar o caldo, mexer e tapar. Cozinhar cerca de 50 a 60 minutos. Então, rectificar os temperos, adicionar metade das folhas de coentros picados, misturar ligeiramente, desligar o lume e deixar descansar uns minutos com a tampa colocada.






Polvilhar com o resto dos coentros picados e servir no próprio tacho.


FRANGO À MARICAS

          4 Pessoas 
INGREDIENTES
8 Dentes de alho amassados
2 C.(sopa) de manteiga
1 C.(chá) de açafrão
1 C.(chá) de colorau
Sal e pimenta q.b.
1 Frango do campo
1 Limão
10 Cravinhos da Índia espetados no limão
2 Cebolas médias cortadas às rodelas
2dl de vinho branco
350g de arroz basmati
7dl de água quente
1 Ramo de alecrim
PREPARAÇÃO
De véspera, preparar uma pasta com os alhos, a manteiga, o açafrão, o colorau, o sal e a pimenta. Com esta pasta barrar o frango por dentro e por fora. Colocar o limão, já com os cravinhos espetados, no interior do frango. Guardar ao frigorífico de um dia para o outro.
Então, pré-aquecer o forno a 200 ºC. Num tabuleiro de ir ao forno, fazer uma cama com as rodelas de cebolas   e, por cima, colocar o frango. Regar com o vinho e levar ao forno cerca de 45 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho. Este tempo varia conforme o tipo de forno e o tamanho do frango.
Reservar o frango. Coar o molho e fritar numa parte dele o arroz. O restante juntar à água não ultrapassando os 7 dl. Depois de sentir o arroz já frito juntar o liquido, o alecrim e rectificar os temperos. Cozinhar durante 10 minutos.
Então, deitar o arroz no tabuleiro do frango e levar ao forno por mais 15 minutos.

Depois, soltar o arroz com um garfo, colocá-lo num recipiente de ir à mesa, decorar com alecrim. 
Servir o frango inteiro ou, mais prático, partido em pedaços largos numa travessa.

CATAPLANA MISTA DO MAR À MODA DA FUZETA

         6 Pessoas 
INGREDIENTES
1 Kg de peixes variados, cortados aos bocados médios
2 dl de azeite virgem
250g de ameijoas
2 Cebolas médias, cortadas às rodelas
1 Pimento verde cortado em tiras de 0,5 de largo
250g de miolo de camarões
1 dl de vinho branco seco
1 Cálice de aguardente velha ou brandy
2 Tomates grandes e maduros, sem peles nem grainhas, cortados aos bocados pequenos
2 Dentes de alho laminados
1 Pitada de louro em pó
Sal e piripíri q.b.
100g de chouriço cortado em rodelas finas
100g de presunto cortado em tiras
1 Ramo de coentros picado grosseiramente
6 Camarões grandes para decoração
100g de miolo de mexilhão
PREPARAÇÃO
Depois de bem lavado e cortado temperar o peixe com sal. Reservar.
Preparar os diversos ingredientes como acima descrito.
Untar o interior da parte inferior da cataplana com azeite. No fundo deitar metade das ameijoas e juntar metade das rodelas de cebola e metade das tiras de pimentos. Regar com um pouco de azeite.
Espalhar os peixes alternando as diversas espécies. Por cima espalhar 2/3 dos camarões e regar com os vinhos. Espalhar a restante cebola e por cima o restante pimento. Pode guardar uma 6 tiras de pimentos bem como os restantes camarões para a decoração posterior da cataplana.
A próxima camada a deitar é a dos tomates. Polvilhar depois com os dentes de alho e, com as pontas dos dedos, espalhar uma ligeira pitada de louro em pó. Temperar com um pouco de sal e piripiri, a gosto. Regar com um pouco mais de azeite.
Distribuir uma camada de chouriço (guardar alguns para decoração), seguida de outra de presunto. Por cima espalhar os coentros. Falta apenas decorar a cataplana.
Decorar com os camarões grandes, eventualmente pequenos peixes inteiros como salmonetes ou sardinhas, o restante miolo do camarão, o miolo de mexilhão, rodelas de chouriço….
Regar com o restante azeite, fechar a cataplana e levar a lume forte até levantar fervura.
Nessa altura baixar para lume médio-baixo e deixar cozinhar durante 35 a 40 minutos.
Acompanhar com batata cozida cortada às rodelas e com limões cortados em gomos. Servir com vinho branco seco ou rosé seco algarvio.

MASSA GRATINADA COM PERU

         4 Pessoas 
INGREDIENTES
500g de macarrão grande ou outra massa cortada
Sal e azeite q.b.
4 C.(sopa) de azeite
75g de bacon aos cubos
500g de peru já cozinhado, cortado em tiras de cerca de 2X1 cm
400g de cogumelos laminados (utilizei cogumelos selvagens que laminei)
6 Dentes de alho picados
5 dl de bechamel (utilizei 3 dl do molho de assar o peru com 2 dl de bechamel)
100g de queijo mozzarella ralado
20g de salsa picada
Sal e pimenta q.b.
PREPARAÇÃO
Levar ao lume um tacho com água temperada com sal e um fio de azeite, deixar ferver, juntar o macarrão, mexer até ferver e depois deixar cozer durante cerca de 10 minutos, até ficar al dente. Escorrer e reservar.
Num wok bem aquecido deitar o azeite e quando ferver juntar o bacon. Deixar soltar parte da gordura e acrescentar o alho, mexer e adicionar os cogumelos. Deixar cozinhar poucos minutos e acrescentar o peru. Cozinhar durante cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Juntar ¾ da salsa picada e envolver. Reservar.
Se utilizar um molho, misturá-lo com o bechamel e levar ao lume até reduzir formando um creme a seu gosto.
Num tabuleiro de ir ao forno, previamente untado de um pouco de manteiga, deitar metade da massa cozida, espalhar em cima a mistura do peru e, por último, espalhar a restante da massa. Cobrir com o molho de bechamel e polvilhar com o queijo mozzarella ralado.
Levar ao forno pré-aquecido a 200 °C até derreter o queijo e ganhar uma tonalidade dourada. Retirar, polvilhar com a restante salsa picada e servir bem quente.

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

FRANGO DE COGUMELOS EM ESPARGUETE

         4 Pessoas 
INGREDIENTES
1 Frango partido aos bocados e limpo de gorduras   
Sal q.b.
1 C.(sopa) bem cheia de Ervas da Provença
500g de esparguete
1 Embalagem de Creme de Cogumelos Selvagens (Knorr Gourmet)
Azeite q.b.
1 Cebola picada  
½ Pimento vermelho, picado
½ Pimento verde, picado
1 Maçã rija, picada
1 C.(chá) de cominhos secos
1 C.(chá) de alho em pó
400g de Cogumelos Selvagens congelados
Picante q.b.
Queijo da Ilha ralado, q.b.
PREPARAÇÃO
De véspera cozer o frango com o sal e as Ervas da Provença num tacho com água suficiente para o cobrir completamente. Depois de cozido retirar o frango e reservar. Coar o caldo, deixá-lo arrefecer e guardá-lo no frigorífico.
No dia seguinte preparar os diversos ingredientes como acima indicado.
Tirar o caldo da cozedura do frango do frigorífico e retirar toda a gordura que se acumulou à superfície. Levar ao lume e deixar ferver. Reservar bem quente.
Noutro tacho colocar a cozinhar em água abundante o esparguete com um fio de azeite. Ao ficar al dente, escorrer e reservar. Simultaneamente fazer o Creme de Cogumelos Selvagens seguindo as instruções.
Entretanto, deitar num tacho grande um fio de azeite e refogar a cebola até ficar mole. Acrescentar as pimentas, a maçã, os cominhos, alho em pó e o sal. Deixar cozinhar durante uns 15 minutos em lume médio.
Acrescentar o caldo da cozedura do frango a ferver. Juntar o frango e os cogumelos e deixar ferver durante 10 minutos em lume brando.  
Acrescentar o Creme de Cogumelos Selvagens e o esparguete. Deixar cozinhar 5 minutos em lume bando. Deitar o picante a gosto. Corrigir os temperos. Salpicar com o queijo ralado e servir.

BOLO DE BANANAS MADURAS

   
INGREDIENTES
4 Ovos
5 Bananas maduras, descascadas e cortadas aos bocados
1 dl de óleo
250g de farinha de trigo
100g de açúcar
2 C.(sopa) de mel de rosmaninho
1 C.(sopa) de fermento em pó
Canela a gosto
Nozes partidas e sultanas q.b.
PREPARAÇÃO
Bater no liquidificador os ovos, as bananas e o óleo, com o batedor, até se formar um creme homogéneo.
Retirar o batedor e colocar a vara de massas. Acrescentar então a farinha, o açúcar, o mel, o fermento e a canela. Bater bem até ficar tudo misturado.
Picar grosseiramente as nozes e misturá-las juntamente com as sultanas na mistura.
Untar uma forma com margarina e polvilhar com açúcar.
Despejar a mistura e levar a forno pré-aquecido a 180 °C aproximadamente, por cerca de 90 minutos. Estes valores dependem muito de cada forno. É melhor verificar com um palito quando o bolo estiver cozido. 

DOCE DE ABÓBORA COM NOZES

     

INGREDIENTES
3 Kg de abóbora descascada e cortada em cubinhos
1,5 Kg de açúcar amarelo 
Sumo de 4 laranjas
5 Paus de canela
Nozes q.b. picadas
PREPARAÇÃO
Põe-se tudo numa panela em camadas e deixa-se cozer em lume brando até ficar com uma cor acastanhada, (demora mais ou menos 1 hora).
Entretanto escaldar bem os frascos onde vai ser guardado o doce. Deixá-los a secar voltados sobre um pano seco.
Depois com a varinha mágica desfaz-se a abóbora (quem gostar de saborear os pedacinhos de abóbora não precisa de passar a varinha) e junta-se as nozes.


Põe- se em frasquinhos virados para baixo, até arrefecer para ficar guardado em vácuo.

PATO ASSADO COM LARANJA À MODA DE MARIA DE LOURDES MODESTO

         4 Pessoas
INGREDIENTES
1 Pato com cerca de 2 Kg, inteiro, lavado e limpo
Sal q.b.
2 C.(sopa) de azeite
1 C.(café) de pimentão doce
5 Laranjas (1 cortada ao meio, 2 só o sumo e as outras 2 só as cascas, depois de retiradas com cuidado toda a parte branca)
1 Limão cortado ao meio e sumo de metade de outro limão
1 dl de água
1 dl de vinagre de cidra
2 C.(sopa) de açúcar
2 C.(sopa) de amido de milho
1 dl de caldo de galinha
PREPARAÇÃO
Começar por preparar todos os ingredientes como acima indicado. Numa tigela misturar o sal com o pimentão doce e o azeite e barrar o pato por dentro e por fora com esta mistura. Colocá-lo num tabuleiro de ir ao forno e regá-lo com o sumo de 2 laranjas. Introduzir 1 laranja e 1 limão, cortados ao meio, no interior do pato. Pré-aquecer o forno a 200 °C.
Então, levar o tabuleiro ao forno, primeiro nos 200 ºC durante cerca de 45 minutos, e depois, aumentar o lume para 220 °C ou 250 °C até acabar de assar e corar. Ir regando o pato com o molho que se forma e acrescente água ao tabuleiro assim que comece a secar. O pato deve demorar cerca de 60 a 90 minutos a assar (depende dos fornos).
Entretanto começar a preparar o molho enquanto o pato assa. Numa pequena panela deitar um pouco mais de 1 dl de água e juntar um cubo de galinha. Deixar ferver uns minutos e reservar. Cortar em tiras muito finas as cascas das 2 laranjas depois de retiradas as partes brancas.  Escalde-as em água a ferver durante 5 minutos e deixe em infusão uns 10 minutos. Reservar.
Num recipiente à parte ferver, em lume médio, o vinagre com o açúcar até obter um caramelo claro. Juntar o caldo de galinha e o sumo de limão. Desfazer o amido de milho num pouco de água e, com o lume no mínimo, juntar ao molho mexendo bem até engrossar. Finalmente juntar as cascas de laranja e a calda onde as ferveu. Aumentar o lume e mexer continuamente. O molho deve ficar uma espécie de calda espessa, mas não em demasia.


Retirar então o pato do forno e servir com uma parte do molho por cima e o restante molho à parte.
Acompanhar com puré de batata e um vegetal a gosto cozido.

CREME DE DOIS PURÉS

          4 Pessoas 
 INGREDIENTES
Creme de Brócolos
7 dl de água
1 Cebola cortada aos bocados
2 Dentes de alho cortados a meio
100g de batatas cortadas aos bocados
300g de brócolos cortados aos bocados
1 dl de azeite extra virgem
2 dl de natas
1 Ramo de coentros (50g)
Sal
Creme de Cenoura
1 Cebola picada
3 Dentes de alho picados
1 dl de azeite
300g de cenouras cortadas em rodelas finas
½ Alho-francês cortado em rodelas finas
200g de batatas
7 dl de caldo de galinha feitos a partir de um cubo de galinha
Sal
2 Ovos cozidos cortados em cubinhos, para decoração
PREPARAÇÃO
Começar a preparar os ingredientes como acima indicado.
Para o creme de brócolos, levar a água ao lume com a cebola, os alhos e as batatas, tudo em pedaços. Deixe ferver, por dez minutos. Acrescentar os brócolos cortados em ramos pequenos e deixar cozinhar mais cinco minutos.
Acrescentar o azeite juntamente com as natas e os coentros picados. Retirar do lume e temperar com sal. Triturar, com uma varinha mágica, até obter um preparado cremoso.
Para o creme de cenoura, refogar ligeiramente no azeite a cebola, os alhos e as cenouras. Juntar o alho-francês. Quando os ingredientes estiverem amolecidos acrescentar as batatas e regar com o caldo de galinha quente. Deixar cozinhar 20 minutos. Retirar do lume, temperar com sal e triturar. Verter os cremes em pratos fundos, com cuidado para não se misturarem. Guarnecer com cubinhos de ovos cozidos e servir de seguida.
 
Blogger Templates