sábado, 28 de novembro de 2015

CUSCUZ COM FRANGO E ACELGAS À CASABLANCA

       6 Pessoas
INGREDIENTES
1 Kg de frango 
2 C.(sobremesa) de sal 
2 Cubos de galinha
1 Alho-francês (cerca de 300g)
2 Folhas de louro
1 C.(sobremesa) de gengibre
1 C.(sobremesa) de açafrão
2 Paus de canela
5 Cravinhos da Índia
5 Grãos de pimenta preta 
700g de acelgas (couve de caldo verde)
300g de cuscuz
1 Cebola (cerca de 100g)
75g de bacon em cubos 
2 C.(sopa) de azeite
50g de sultanas
50g de tâmaras
2 C.(sopa) de vinagre balsâmico
PREPARAÇÃO
Cozer o frango em água temperada com metade do sal, os cubos de galinha, a parte verde do alho-francês, a folha de louro, gengibre, açafrão, os paus de canela, os cravinhos da Índia e os grãos de pimenta preta. Quando a carne estiver cozida, escorrê-la, limpá-la de peles e ossos e desfiá-la. Reservar.
Entretanto, coar 2,5 dl do caldo de cozer o frango e reservá-lo.(*)
Levar ao lume outro tacho com água temperada com o restante sal. Lavar bem as acelgas, separar os talos das folhas verdes e laminar os talos mais grossos, introduzindo-os na água assim que ferver. Cozinhar cerca de 5 minutos e adicione as folhas, cortadas em juliana grossa. Deixar ferver mais 2 a 3 minutos, retirar e escorrer bem. Reservar.
Colocar o cuscuz num tabuleiro, regar com os 2,5 dl do caldo da cozedura do frango reservado, mexer com um garfo e tapar o recipiente com película aderente, deixando hidratar.
Descascar a cebola, lavar a parte branca do alho-francês e picá-la finamente.
Levar um tacho grande ao lume até aquecer. Deitar os cubos de bacon até aloirarem. Juntar então a cebola e o alho-francês. Assim que começarem a ficar moles juntar as acelgas, as tâmaras e as sultanas. Misturar bem e deixar cozinhar 3 a 4 minutos.
Regar com o vinagre balsâmico, adicionar o frango desfiado e misturar bem. Destapar o cuscuz, mexer com um garfo para o soltar e, por cima, espalhar a mistura de legumes e frango.
Servir quente.



NOTA: Pode reservar o caldo restante para outra refeição. Faz um risoto magnífico com cogumelos.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

FRANGO E LEGUMES EM MASSA FILO

        10 Unidades
INGREDIENTES
275g de peito de frango
Sal e pimenta q.b.
1 C.(sopa) de manteiga
150g de bacon
220g de rebentos de soja
150g de cogumelos Portobello
1 Curgete
5 Tomates Berry
3 C.(sopa) de molho de soja
2 C.(sopa) de molho inglês
1 Embalagem de massa filo
Spray espiga
2 Folhas de papel vegetal
 PREPARAÇÃO
Começar por cortar o frango em cubinhos pequenos, temperados com o sal e a pimenta.
Deitar na Wok a manteiga, deixe aquecer bem e de seguida juntar o frango e o bacon e deixe cozinhar.
Entretanto cortar todos os legumes em cubos pequenos. Juntá-los ao frango e temperar com o molho inglês e o molho de soja, deixe cozinhar em lume alto, mexendo sempre. Assim que os legumes estiverem tenrinhos, apagar o lume e escorrer algum molho que ainda exista.
Pegar em cada folha de massa filo e pulverizar com o spray espiga, depois dobrá-la ao meio, voltar a pulverizar e voltar a dobrar, formando quadrados com cerca de 15 cm de lado. Pode em vez do spray pincelar com manteiga derretida.
Rechear cada quadrado de massa filo com a mistura do frango e dobrar em seguida como se fosse um crepe chinês.
Colocar as folhas de papel vegetal num tabuleiro, pulverizadas com o spray espiga, dispor os “crepes” por cima, igualmente pulverizados novamente com um pouco de spray e levar ao forno pré-aquecido nos 180 ºC, aproximadamente 15 a 20 minutos ou até que os rolinhos fiquem douradinhos. 





Servir com uma salada mista.

ROBALOS NO FORNO COM AROMA A ERVAS

       4 Pessoas
INGREDIENTES
2 ou 3 Robalos de aproximadamente 600g cada
80g de margarina
Sal grosso e pimenta preta q.b.
Tomilho fresco q.b.
Sumo de um limão
1 Chouriço moira, com a pele retirada
4 Cebolas
6 Hastes de coentros picados
6 Hastes de salsa picada
1 Pitada de louro em pó
1 Pimento verde, cortado em tiras finas
1 Kg de batatas 
1 C.(sopa) de massa de alho
Azeite q.b.
1 Pitada de gengibre em pó
1 Copo de vinho branco seco
Azeite q.b.
½ Chouriço de carne
Colorau q.b.
PREPARAÇÃO
Limpar bem os robalos das escamas, vísceras e cortar a cauda e as barbatanas, lavar e enxugar. Fazer dois cortes de ambos os lados de cada peixe. Untá-los com 1/3 da margarina e temperá-los com sal e pimenta por dentro e por fora. Por dentro deitar cerca de uma colher de sobremesa de tomilho em cada peixe e o sumo de limão. Colocar meias fatias de chouriço moira nos golpes de ambos os lados de cada peixe.
Pré-aquecer o forno a 180 ºC.
Untar um tabuleiro refractário com 1/3 da margarina. Colocar no fundo 2 cebolas cortadas em fatias, a salsa e os coentros picados e o louro. Juntar as tiras do pimento. Sobre esta cama colocar os robalos.
Levar o peixe ao forno já aquecido e deixar tomar calor durante 10 minutos.
Entretanto, começar a preparar as batatas assadas para acompanhar os robalos.
Descascar e cortar em cubos cada batata. Picar o resto do chouriço moira para uma tigela. Juntar um pouco de sal e pimenta preta, bem como a massa de alho, uma pitada de gengibre e azeite. Misturar todos os ingredientes até formar uma pasta homogénea. Acrescentar as batatas e untá-las bem.
Num tabuleiro de ir ao forno, colocar uma cebola cortada em meias luas e as batatas. 
Então retirar o peixe do forno, momentaneamente, e refrescá-lo com o vinho branco. De seguida cortar a última cebola às rodelas e colocá-la sobre o peixe. Deitar um pouco de colorau sobre cada peixe, acrescentando uns pés de salsa e umas nozes de margarina. Por fim, regue abundantemente com azeite. Levar os dois tabuleiros ao forno por 30 minutos.
Ir mexendo as batatas. Estas estão prontas quando conseguir espetar um garfo sem dificuldade e apresentarem uma crosta estaladiça (pode demorar entre 30 a 40 minutos).
Ir regando o peixe de vez em quando com o molho que se foi formando no recipiente de assar. Retirar os tabuleiros do forno conforme forem ficando prontos.
Colocar os peixes numa travessa de servir no momento anterior a ir para a mesa. Decorar com as batatas e as tiras de pimento.


Coar o molho que se formou no tabuleiro do peixe e servi-lo quente numa molheira.
Servir acompanhado de brócolos cozidos e rodelas de limão.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

FRANGO TERIYAKI À NOSSA MANEIRA

        4 Pessoas
INGREDIENTES
1 Kg de pernas de frango
1 dl de molho de soja
1 dl de mel
1 dl de vinagre de arroz 
½ Xícara de cebola picada
4 Dentes de alho picados
¼ C.(chá) de pimenta preta
1 C.(chá) de gengibre em pó
1 C.(sobremesa) de tempero de galinha
½ Xícara de água
3 C.(sopa) de amido de milho
Sementes de sésamo
PREPARAÇÃO
Picar o frango com um garfo para facilitar a absorção dos sabores. Colocá-lo a grelhar numa frigideira antiaderente, pré aquecida, sem mais nada. Ir rodando os pedaços de frango de modo a ficarem igualmente grelhados por todos os lados. Fazer este prato em lume médio.
Numa tigela pequena misturar o molho de soja, mel, vinagre de vinho de arroz, cebola, alho, pimenta, gengibre e tempero de galinha. Quando verificar que o frango já está suficientemente grelhado, despejar sobre ele este molho, mas aos pouco.
Continuar a cozinhar o frango em lume brando. Ir voltando os pedaços para estes não se pegarem. Quando o frango estiver pronto, retirá-lo com uma escumadeira. Reservar.
Entretanto, numa tigela pequena, misturar o amido de milho na água. Deitar esta mistura na frigideira, juntamente com o molho de fritar o frango, em fogo médio, e, continuar a mexer lentamente. Quanto o molho começar a engrossar está feito o Teriyaki de mel


Adicionar o frango de volta à frigideira para aquecer de novo e servir quente. Pode decorar salpicando com as sementes de sésamo, devidamente tostadas.

MOLHO TERIYAKI

Teriyaki é uma técnica culinária utilizada na cozinha japonesa em que os alimentos são grelhados e esmaltados com um de molho de soja, mirin e açúcar.
A palavra teriyaki deriva do substantivo teri que se significa brilho. Brilho dado pelo açúcar aos alimentos onde é aplicado.  E yaki que se refere ao método de cozimento de grelhar.
Tradicionalmente, os alimentos são marinados neste molho antes de serem grelhados e/ou besuntados com o molho, várias vezes, durante o cozimento. 
Pode ser utilizado em diversos alimentos como:
Carne branca - frango, porco e cordeiro.
Carne vermelha - vaca, bife de hambúrguer e almôndegas (mais utilizada no Ocidente).
Peixes - savelhas, marlin, gaiado, salmão, truta e cavala.
Outros ingredientes usadas no Japão, como lulas...
No Ocidente, qualquer prato feito com um molho que seja parecido com o Teriyaki é chamado como se fosse um autêntico Teriyaki. Mesmo quando incorporam ingredientes não utilizados na cozinha japonesa tradicional, como vinho de mesa ou alho…
Nos EUA surgiram os Teriyaki burgers. São uma variedade de hamburger que tanto podem ser cobertos com molho Teriyaki, como a podem conter este molho na mistura da carne moída.
O molho Teriyaki é geralmente doce embora também possa ser picante. Por vezes utiliza-se sumo de abacaxi, uma vez que não só proporciona doçura, como igualmente contém enzimas que ajudam a amaciar a carne.
Grelhar primeiro os alimentos e derramar o molho sobre eles mais tarde, ou, usar o molho como uma marinada são formas não tradicionais de cozinhar Teriyaki. 
RECEITA
Tradicionalmente é feito através da mistura de molho de soja, saquê, mirin e açúcar ou mel, em doses iguais.
O molho é fervido e reduzido para a espessura desejada e, em seguida utilizado para marinar o alimento que é então grelhado.
Às vezes, é adicionado o gengibre e o prato final pode ser decorado com cebolinha.
RECEITA JAPONESA… do Brasil
INGREDIENTES
2/3 Xícara de mirin (vinho de arroz doce japonês)
1 Xícara de molho de soja
4 1/2 C.(chá) de vinagre de arroz
1 C.(chá) de óleo de sésamo
1/3 Xícara de açúcar branco
7 Dentes de alho amassados
1 C.(sopa) de gengibre fresco picado
1 Pitada de pimenta vermelha flocos
Pimenta do reino q.b.
PREPARAÇÃO
Numa pequena panela colocar o mirin para ferver, em fogo alto. Logo que levantar fervura reduzir o fogo para médio-baixo e deixar cozinhar por 10 minutos.
Então acrescentar o molho de soja, vinagre de arroz, óleo de sésamo e açúcar. Temperar com o alho, gengibre, flocos de pimenta e pimenta do reino. Deixar ferver durante 5 minutos em lume baixo.
Guardar num recipiente hermeticamente fechado, no frigorífico.

CUSCUZ ROYAL À CORTE DE RABAT

        8 Pessoas
INGREDIENTES
600g de carne de borrego, desossada e cortada em cubos
1 C.(sopa) de massa de pimentão
1 C.(sopa) de pasta de alho
1 C.(chá) de gengibre em pó
Pimenta moída na hora, q.b.
2 C.(sopa) de azeite
1 Cubo de caldo de carne
1 Alho francês, só a parte verde
Sal q.b.
500g de grão-de-bico seco
½ Repolho, cortado em pedaços
1 Curgete, cortada em bocados com 4 cm
1 Beringela, cortada às rodelas em meia lua
200g de cebolas pequenas, descascadas
2 Nabos médios cortados em 8 pedaços, cada
2 Cenouras médias, cortadas às rodelas largas
400g de abóbora ou moranga cortada em cubos com 3 a 4 cm de lado
2 C.(sopa) bem cheias de Ras el hanout
Azeite q.b.
½ Cebola finamente picada
4 Dentes da alho picados
2 C.(sopa) de salsa picada
1 Frango, partido aos bocados, adquirido já grelhado no próprio dia
16 Linguiças apimentadas (merguez), acompanhadas com o respectivo molho
1 Xícara de passas de uva
½ Xícara de tâmaras 
2 C.(sopa) de mel
600g de sêmola de cuscuz
Manteiga q.b.
100g de amêndoas fatiadas
PREPARAÇÃO
De véspera, desossar e cortar a carne de borrego em cubos com cerca de 3 cm de lado. Deitá-los numa tigela e misturá-los com a massa de pimentão, a pasta de alho, o gengibre, pimenta e uma colher de sopa de azeite. Deixar repousar até ao dia seguinte no frigorífico. Entretanto, deitar os ossos de borrego numa panela com um litro de água, um cubo de caldo de carne e a parte verde de um alho francês cortada em bocados. Deixar ferver mais de meia hora. Coar e reservar o caldo resultante.
No próprio dia a preparação dura mais ou menos 2 horas. Começar por cozinhar o grão-de-bico numa panela de pressão com 1/3 de altura da panela de água, por mais ou menos 30 minutos contados a partir de atingir a pressão.
Enquanto o grão-de-bico cozinha, preparar os legumes conforme acima indicado.
Passados os 30 minutos, deixar sair o vapor, abrir a panela e acrescentar os legumes, nomeadamente, o repolho, a curgete, a beringela, o nabo, as cenouras e a abóbora, bem como sal e o Ras el hanout. Deitar um pouco de água para que o líquido fique mais ou menos a metade da altura da panela. Voltar a fechar a panela, levar ao lume e, após levantar pressão, deixar cozinhar por cerca de 10 minutos.
Deixar novamente sair o vapor da panela de pressão, abrir a panela e adicionar o mel, as tâmaras e as passas de uva. Deixar cozinhar sem tapar por mais 5 minutos. E a sopa está pronta.
Numa frigideira, deitar outra colher de azeite e refogar a meia cebola e os alhos. Quando estiverem aloirados acrescentar o borrego e deixar cozinhar. A meio da cozedura deitar um pouco de sal e a salsa picada. Reservar.
Pôr o caldo de borrego, feito de véspera, a ferver.
Grelhar as linguiças merguez no churrasco e reservar num prato de servir. Cortar o frango em pedaços e colocar noutro prato de servir.
Colocar a carne de borrego numa travessa funda de servir.
Torrar um pouco as amêndoas fatiadas, só até ganharem côr.
Entretanto, colocar os cuscuz numa tigela de ir à mesa e deitar sobre eles o caldo do borrego a ferver até os cobrir completamente. Deixar ficar assim, sem mexer, durante 3 ou 4 minutos. Depois colocar algumas nozes de manteiga por cima dos cuscuz e mexê-los com um garfo. Estão prontos.
Servir as 3 partes, cuscuz, sopa e carnes, separadamente, em recipientes diferentes ou montadas nos pratos individuais. Se escolher esta opção, deve servir em pratos de sopa, colocando os cuscuz em primeiro lugar, depois regá-los com a sopa, e colocar os pedaços de carne por cima.
Deve-se colocar o molho que sobra numa molheira para ser acrescentado aos pratos individuais conforme os gostos.
Colocam-se amêndoas para decorar este Cuscuz Real e para lhe dar ainda mais sabor. 
NOTA: Ras el hanout. É uma mistura complexa de temperos, geralmente feita a base de cardamomo, cravo, canela, pimenta, coentro, cominho, cúrcuma e noz moscada, mas pode incluir vários outros ingredientes.
Existem à venda soluções já preparadas. Nós fazemos a nossa própria mistura, já publicada no blog.

RAS EL HANOUT

O nome significa "chefe da loja", em Árabe, e refere-se a uma mistura elaborada a partir das melhores especiarias existentes na loja.
INGREDIENTES
1 C.(chá) de chá de canela
½ C.(chá) de pimenta da Jamaica   
1 C.(chá) de cominhos  
1 C.(chá) de sementes de coentro moídas  
½ C.(chá) de noz-moscada 
1 C.(chá) de açafrão das índias (cúrcuma)   
½ C.(chá) de pimenta preta   
½ C.(chá) de cravinho 
1 C.(chá) de paprica   
½ C.(chá) de erva-doce 
½ C.(chá) das sementes internas de cardamomo    
½ C.(chá) de piripíri 
1 C.(chá) de sementes de funcho
½ C.(chá) de gengibre em pó
½ C.(chá) de mostarda em grão preta
PREPARAÇÃO
Para o Ras el hanout ficar bem feito os ingredientes constituídos por sementes devem ser ligeiramente tostados e depois moídos. Assim, primeiro tostar ligeiramente em lume brando as sementes dos ingredientes que não encontrar em pó. Seguidamente moê-los muito bem. Depois de moído passar por um passador bem fino para separar as pequenas cascas por moer.
Juntar ás restantes especiarias em pó. Misturar tudo muito bem até que os aromas se fundam entre si.
Guardar num frasco de vidro bem fechado para que o aroma final permaneça o máximo de tempo possível.

domingo, 1 de novembro de 2015

CODORNIZES COM COGUMELOS E PRESUNTO

        4 Pessoas
INGREDIENTES
4 C.(sopa) de azeite
1 C.(sopa) de alho esmagado
8 Codornizes arranjadas
1 Cebola média picada finamente
4 Fatias de bacon, sem gordura e picadas finamente
1 C.(sopa) rasa de farinha
5 dl de caldo de galinha, a ferver
60g de cevadinha
100g de presunto, cortado em quadrados muito finos
1 Cenoura grande cortada em bocadinhos
250g de cogumelos cortados em bocadinhos
Sumo de ½ limão
3 C.(sopa) rasas de salsa fresca picada
Sal e pimenta-preta moída na altura q.b.
PREPARAÇÃO
Colocar ao lume para ferver o caldo de galinha já feito. Numa frigideira grande refogar brevemente os alhos amassados no azeite bem quente e juntar 4 codornizes para fritar 3 minutos de um lado, voltá-las e fritar outros 3 minutos do outro lado. Retirar as codornizes e fritar no mesmo azeite, do mesmo modo as outras 4. Reservar.

Deitar o azeite que sobrou num tacho e, em lume brando, refogar o bacon e a cebola durante uns dois ou três minutos. Polvilhar com a farinha e depois juntar o caldo, a cevadinha, o presunto e a cenoura e deixar levantar fervura, mexendo sempre.
Entretanto, pôr o forno a pré aquecer a 200 ºC.
Juntar no tacho os cogumelos, o sumo de limão e metade da salsa picada e temperar com sal e pimenta. Deixar ferver uns 5 minutos.
Num recipiente de ir ao forno deitar metade do conteúdo do tacho, depois colocar as codornizes e por cima a outra metade. Levar ao forno, regulado a 180 ºC, por 40 minutos. 
Retirar então as codornizes do forno, polvilhar com o resto da salsa e servir.



Acompanhar com puré de batata e brócolos cozidos ou espinafres salteados com alho. 

CUSCUZ ROYAL – BASE

       8 Pessoas
INGREDIENTES
500g de grão-de-bico seco
500g de carne de borrego cortada em cubos
Sal, pimenta e pasta de alho q.b.
8 Coxinhas de frango
400g de linguiça apimentada (merguez), já acompanhada com o respectivo molho
Azeite q.b.
1 Cebola grande
2 Cenouras
2 Curgete
400g de abóbora ou moranga
2 Tomate
2 Nabos
1 C.(sobremesa) de sal
4 C.(sopa) de ras-el-hanout
1 Xícara de passas de uva  
2 C.(sopa) de mel
500g de sêmola de cuscuz
PREPARAÇÃO
A preparação dura mais ou menos 1h30. Começar por cozinhar o grão-de-bico numa panela de pressão com 1/3 de altura da panela de água, por mais ou menos 30 minutos contados a partir de atingir a pressão.
Temperar a carne de borrego com sal, pimenta e pasta de alho. Temperar as pernas de frango apenas com sal, pimenta e um fio de azeite. Deixar repousar durante 20 minutos, no mínimo. Pré aquecer o forno a 200 °C.
Então juntar as duas carnes à linguiça e respectivo molho, numa assadeira. Levar ao forno, agora regulado para 180 °C, até as carnes estarem cozinhadas.
Enquanto o grão-de-bico cozinha, cortar os legumes em pedaços grossos (cubos de 2 a 3 cm de lado). Quando tiverem passado os 30 minutos, deixar sair o vapor, abrir a panela e acrescentar todos os legumes, o sal e o ras-el-hanout. Colocar um pouco de água para que o líquido fique mais ou menos a metade da altura da panela. Voltar a fechar a panela, levar ao lume e após levantar pressão deixar cozinhar por mais 10 a 15 minutos.
Deixar novamente sair o vapor, abrir a panela e adicionar o mel e as passas de uva. Deixar cozinhar sem tampar por mais 5 a 10 minutos. E a sopa está pronta.
Entretanto, pôr a ferver meio-litro de água e colocar os cuscuz numa tigela. Despejar a água a ferver em cima dos cuscuz até os cobrir bem. Deixar ficar assim, sem mexer, durante 3 ou 4 minutos. Depois colocar alguns pedacinhos de manteiga por cima dos cuscuz e mexê-los com um garfo. Estão prontos.
Servir as 3 partes, cuscuz, sopa e carnes, separadamente, em recipientes diferentes ou montadas nos pratos individuais. Se escolher esta opção, deve servir em pratos de sopa, colocando os cuscuz em primeiro lugar, depois regá-los com a sopa, e colocar os pedaços de carne por cima.
NOTA: Ras-el-hanout. É uma mistura complexa de temperos, geralmente feita a base de cardamomo, cravo, canela, pimenta, coentro, cominho, cúrcuma e noz moscada, mas pode incluir vários outros ingredientes.
Existem à venda soluções já preparadas.
 
Blogger Templates