segunda-feira, 2 de outubro de 2017

PETINGAS FRITAS COM ARROZ DE GRELOS

      4 Pessoas 
INGREDIENTES
Para as Petingas:
750g de petinga
Sumo de 1 limão
1 C.(sopa) de massa de alho
1 Pitada de louro em pó
Sal q.b.
Farinha de milho (para panar)
Óleo para fritar
Para o Arroz de Grelos:
Azeite q.b.
1 Cebola picada
5 Dentes de alho picados
1 Molhe de grelos de nabo
½ Pimento verde picado em pequenos cubinhos
250g de arroz carolino
7,5 dl de água a ferver
Sal, pimenta e ervas secas a gosto q.b.
PREPARAÇÃO
Começar por limpar e amanhar as petingas retirando com os dedos as poucas e pequenas escamas. Lavá-las e deixar escorrer a água.
Numa tigela deitar o sumo do limão, a massa de alho, o louro e o sal. Misturar todos os ingredientes e espalhar sobre os peixes deixando-os a marinar durante 30 minutos.
Entretanto preparar os diversos ingredientes como acima indicado. Em relação aos grelos retirar as folhas tenras, partir em pedaços as maiores e reservá-las. Cortar os talos em rodelas o mais finas possíveis e reservá-las em separado.
Num tacho médio antiaderente refogar em azeite a cebola e o alho. 
Quando ficarem translúcidos acrescentar os talos e o pimento verde, misturar os ingredientes e deixar refogar até os talos ficarem amolecidos. Acrescentar então o arroz e misturar de novo os ingredientes deixando o arroz fritar durante uns minutos. Juntar a água a ferver e as folhas dos grelos. Envolver todos os ingredientes.
Quando levantar fervura, baixar o lume, juntar o sal, a pimenta e as ervas secas. Misturar. Deixar cozinhar durante cerca de 10 minutos até o arroz ficar al dente. Então apagar o lume e esperar 5 minutos.
Entretanto, passe cada petinga pela farinha de milho e fritar em óleo bem quente. Não mexer nas petingas enquanto estão a fritar. Logo que fiquem douradas, retirá-las e colocá-las sobre papel absorvente.





Servir bem quentes com o arroz de grelos. 

domingo, 1 de outubro de 2017

ESPARGUETE À CARBONARA

        4 Pessoas 
INGREDIENTES
500g de esparguete
3 C.(sopa) de azeite extra virgem
4 Dentes de alho grosseiramente laminados
150g de bacon em tiras
¼ de xícara de vinho branco seco
1 C.(sopa) de manteiga
½ Cebola picada
200 ml de natas
4 Gemas de ovos  
1 Xícara de queijo ralado na hora
2 C.(sopa) de salsa picada
Pimenta preta moída na hora q.b.
Noz moscada q.b.
PREPARAÇÃO
Num tacho antiaderente cozinhar o esparguete conforme indicação do produtor. Quando estiver al dente escoar a água e reservar.
Entretanto, numa frigideira refogar o alho em azeite num lume médio. Quando estiver dourado retirá-lo e descartá-lo. Colocar as tiras do bacon na frigideira e deixar cozinhar até começarem a ficar com as pontas fritas. Adicionar o vinho, deixar ferver por um ou dois minutos e desligar o fogo. Reservar.
Noutra frigideira refogar a cebola na manteiga. Quando a cebola ficar translucida apagar o lume e deixar arrefecer um pouco. Juntar depois as natas e as gemas, uma de cada vez, batendo rapidamente. Misturar o queijo ralado, a salsa, a pimenta e a noz moscada.
Levar de novo ao fogo em lume brando e deixar cozinhar até ficar num molho cremoso. Reservar.
Entretanto, em fogo alto, reaquecer rapidamente o bacon e colocar todo o conteúdo no tacho do esparguete misturando todos os ingredientes. Acrescentar o molho cremoso e mexer tudo outra vez.

Servir imediatamente.

NOTA: Nos pratos individuais, eventualmente, cada pessoa poderá deitar mais queijo ralado e pimenta moída a gosto.

sábado, 30 de setembro de 2017

CORVINA À MODA DE CABO VERDE

      5 a 6 Pessoas 
INGREDIENTES
Marinar:
1 Corvina com cerca de 1,5 Kg devidamente preparada e limpa
4 a 6 C.(sopa) de massa de alho (depende do tamanho da Corvina)
Piripíri moído q.b.
Sal q.b.
Colorau q.b.
Ervas da Provença q.b.
Vinho branco q.b.
Azeite q.b.
Preparar o peixe:
2 Cebolas cotadas às rodelas
3 Tomates cortados em fatias
1 Pimento verde médio, cortado às rodelas, sem as grainhas
1 Pimento vermelho médio, cortado às rodelas, sem as grainhas
50g de coentros ou salsa grosseiramente picados
Folhas de aipo q.b. (facultativo)
1 Kg de batatas pequenas descascadas
Molho:
6 C.(sopa) de polpa de tomate
0,5 dl de vinho branco
0,5 dl de azeite
Arroz:
Azeite q.b.
6 Alhos picados
1 Cubo de caldo de galinha
100g de ervilhas
200g de arroz Basmati
3 dl de vinho branco
PREPARAÇÃO
De véspera, após prepara e limpar a corvina, secá-la com papel absorvente por dentro e por fora. Fazer cortes laterais de ambos os lados do peixe.
Seguidamente untar o peixe por dentro e por fora abundantemente com massa de alho, bem como no interior dos cortes, de ambos os lados. Temperar com piripíri moído, sal e colorau a gosto dos dois lados. Salpicar com Ervas da Provença, especialmente no interior dos cortes. Regar com vinho branco e azeite. Cobrir o peixe com película adesiva e deixar tomar gosto, atá ao dia seguinte, dentro do frigorífico.
Então, começar por preparar todos os ingredientes como acima indicado. Depois, untar bem de azeite um tabuleiro de ir ao forno e começar a preparar uma cama de vegetais. Primeiro as rodelas de cebola, depois as fatias de tomate, as rodelas de pimento verde as de pimento vermelho e por último, espalhar a salsa ou o coentro.
Colocar a corvina sobre esta cama. Se tiver folhas de aipo encher o ventre do peixe com elas, se não tiver, pode colocar salsa. Pré-aquecer o forno a 200 °C.
Juntar ao líquido da marinada a polpa de tomate, vinho branco e azeite. Misturar bem. Deitar as batatas neste molho e untá-las bem. Depois colocá-las no tabuleiro de ir ao forno rodeando o peixe. Regar o tabuleiro com metade do molho.
Depois de pré-aquecido colocar o tabuleiro no forno por 25 minutos e baixar a temperatura para os 190 °C. Passado esse tempo, voltar a regar todos os ingredientes com a outra metade do molho. Voltar ao forno por mais 25 minutos.
Entretanto, fazer o arroz de acompanhamento. Sabe-se que não se deve servir simultaneamente arroz e batatas. Mas a Família Cabo-verdiana que originou esta receita fá-lo e eu respeitei esse costume. O arroz era feito com milho, que não aprecio, e, preferi fazer com ervilhas.
Fazer um refogado num tacho antiaderente com azeite e os dentes de alho muito picados. Logo que comece a ferver, baixar o lume. Acrescentar o cubo de caldo de galinha esfarelado. Ir mexendo com frequência. Logo que os alhos fiquem translúcidos deitar as ervilhas e deixar refogar, primeiro com lume alto e depois baixo. Passados uns 6 minutos deitar o arroz e elevar de novo o lume. Mexer continuamente como se fosse um risoto. Quando sentir que o arroz está suficientemente frito deitar o vinho branco. Continuar a mexer até o líquido desaparecer, juntar então 7 dl de água a ferver. Logo que levantar de novo a fervura, colocar em lume brando, tapar o tacho e deixar cozinhar 11 minutos. Desligar.
Verificar se as batatas no forno já estão prontas, se estiverem o peixe também está. Servir quente com um bom vinho branco ao gosto.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

PESCADA DE COENTRADA COM AMÊIJOAS

       4 Pessoas
INGREDIENTES
500g de amêijoas frescas
1 Cabeça de alhos (3 dentes picados e os restantes esmagados)
2 Molhos de coentros (os talos cortados e esmagados e as folhas picadas) 
2 C.(sopa) de azeite
Sumo de 1 limão 
1 C.(chá) de colorau
1 Pitada de louro em pó
Sal e piripíri q.b.
4 Postas altas de pescada
1 dl de azeite
1 C.(sopa) de margarina
1 Cebola média picada
Água q.b.
2 C.(de sopa) de farinha Maizena (c. de 60g)
2 Gemas de ovos
4 Fatias de pão Alentejano 
PREPARAÇÃO
Demolhar as amêijoas em água com sal, para retirar a areia durante cerca de duas horas. Depois, lavá-las muito bem, passando-as 2 a 3 vezes por água fria. Reservar.
Preparar a cabeça de alhos e os molhos de coentros como acima indicado. Guardar umas folhas para decorar os pratos.
Numa tigela misturar o alho e os talos de coentro esmagados, duas colheres de azeite, o sumo de Iimão, colorau, louro, sal e piripíri até fazer um molho homogéneo. 
Arranjar as postas de pescada e temperá-las com o molho anterior, envolvendo as bem de ambos os lados e deixar descansar cerca de 1 hora, ou mais.
Então, num tacho onde caibam as postas de pescada, deitar o azeite e a margarina e refogar a cebola picada e os dentes de alho picados. Depois de aloirarem juntar as postas de pescada, depois de sacudidas da marinada, e, refogá-las de ambos os lados até ficarem coradas. Retire o peixe da frigideira e reservar.
Deitar as amêijoas no tacho e deixar cozinhar até abrirem. Retirá-las e reservar. 
No mesmo azeite fritar as fatias de pão ligeiramente de ambos os lados. Retirá-las e reservar.
Acrescentar ao tacho o que ficou da marinada. Colocar as postas de pescada. Deixar levantar fervura e acrescentar a água suficiente para cobrir o peixe. Quando voltar a levantar fervura, colocar a tampa do tacho e baixar o lume. Cozinhar em lume brando durante 20 minutos.
Então voltar a retirar a pescada do tacho e reservar.
Retirar 2 ou 3 conchas de caldo para uma tigela e juntar a farinha e as gemas. Misturar muito bem de forma a não permitir o aparecimento de grumos. Juntar esta mistura ao caldo do tacho. Passar um misturador para diluir melhor todos os ingredientes. Deixar ferver em lume brando durante cerca de 2 minutos.
Acrescentar as postas e as ameijoas e deixar ferver até estas estarem bem aquecidas e o molho suficientemente engrossado.
Para empratar colocar a meio de cada prato uma fatia de pão do Alentejo e sobre cada uma delas uma posta de pescada. A gosto dispor as batatas cozidas e regar abundantemente com o caldo, de modo a ficar bem ensopado. 




Polvilhar com coentros picados e, eventualmente, um fio de sumo de limão.

domingo, 13 de agosto de 2017

GRÃO DE BICO COM ESPINAFRE

       4 Pessoas 
INGREDIENTES
1 Lata de grande de grão cozido (ou cerca de 400g de sobras)
1 Molho de espinafres frescos
1,5 dl de azeite
1 Cebola grande picada
4 Dentes de alho picados
4 ou mais ovos
100g de bacon em cubinhos
1 Linguiça picante, ou 300g de salsichas de aves cortadas em rodelas finas 
Pimenta preta, moída na altura q.b.
Mistura de temperos orientais onde não pode faltar o cominho q.b.
1 C.(sopa) de coentros secos
PREPARAÇÃO
Passar o grão por água e escorrer bem. Reservar.
Lavar, escolher e limpar as folhas de espinafre. Reservar. Preparar os restantes ingredientes como acima descrito.
Num tacho grande refogar em 1 dl de azeite, ligeiramente, ¾ da cebola picada bem como os alhos. Acrescentar os cubinhos de bacon bem como a linguiça, ou as salsichas. Deixar refogar cerca de 5 minutos até ganharem cor. Juntar as folhas de espinafre e começar a misturar todos os ingredientes até estes murcharem e começarem a ferver. Temperar com os coentros e sal.
Entretanto, numa frigideira saltear no resto do azeite a restante cebola. Mal comece a aloirar juntar os temperos orientais. Juntar o grão e ir mexendo-o para não se pegar ao fundo e aquecer todo por igual. 
No tacho abrir em cima dos espinafres os ovos, um a um, evitando que se juntem. Temperar com a pimenta preta. Tapar e deixar cozinhar os ovos até obter a consistência desejada.

Para servir, fazer numa travessa uma cama com o grão e por cima deitar a mistura dos espinafres com as salsichas e, por último os ovos escalfados.
Acompanhar com tomates cereja. 

BACALHAU GRATINADO COM CAMARÃO E ESPINAFRES

         4 a 5 Pessoas 
INGREDIENTES
2 Postas grandes de bacalhau demolhado
6 Batatas grandes cortadas às rodelas não muito finas
Óleo de girassol q.b.
2 Embalagens de espinafres congelados (cerca de 800g)
Azeite q.b.
6 Dentes de alho picados
1 Embalagem de miolo de camarão (cerca de 300g)
2 Cebolas grandes cortadas em meia lua com uma espessura de 3 mm.
1 Pitada de louro em pó
Sal e pimenta preta e rosa q.b.
700 ml de molho bechamel
100g de queijo emmental ralado
PREPARAÇÃO
Cozer as postas do bacalhau, limpar de peles e espinhas e separar em lascas.
Fritar as rodelas de batatas em óleo girassol e deitá-las sobre papel absorvente para largarem o excesso de óleo frito.
Cozer em água os espinafres ainda congelados e deixá-los a coar.
Numa frigideira média deitar um pouco de azeite e refogar os alhos picados até ficarem aloirados, acrescentar os camarões e deixá-los refogar até perderem o aspeto transparente. Retirar então os camarões e reservá-los.
No mesmo azeite saltear os espinafres e deixá-los a descansar.
Depois há que preparar o molho bechamel ou, se preferir, usar o de uma boa marca de compra. Quer num caso ou no outro, há que o temperar com sal, pimenta e noz moscada ao gosto. Reservar. 
Num wok já aquecido, deitar cerca de 0,5 dl de azeite e refogar a cebola cortada em meias luas e o louro. Ir mexendo a cebola em lume médio, não a deixando pegar ou queimar, mas favorecendo que vá ganhando uma cor castanha escura. Pode ser um processo um pouco demorado.
Entretanto, pré-aquecer o forno a 180 °C.
Então, juntar o bacalhau e o camarão ao wok e deixar envolver com a cebola. Acrescentar as batatas e espalhar os espinafres por cima. Juntar metade do molho bechamel. Misturar todos os ingredientes. Retificar os temperos.
Num recipiente de ir ao forno e à mesa, colocar a mistura e, com ajuda de um garfo, alisar toda a superfície. Espalhar então o restante molho de bechamel, cobrindo-o com o queijo ralado. Levar ao forno e deixar gratinar.
Servir quente.

BIFINHOS CHINESES COM FEIJÃO VERDE E COGUMELOS

       4 Pessoas 
INGREDIENTES
1 Bife de novilho com mais de 1cm de altura e com cerca de 250g 
0,5 dl de molho de soja
1 C.(sobremesa) de óleo de sésamo
0,25 dl de vinagre balsâmico
Gengibre em pó q.b.
Pimenta preta recém-moída q.b.
Molho Picante q.b.
500g de feijão verde, cortado à mão em bocados de 4 cm, sem as pontas
0,5 dl de óleo de girassol
400g de cogumelos Paris laminados
1 C.(sopa) bem cheia de farinha Maizena
PREPARAÇÃO
Retirar o bife do congelador e deixar descongelar cerca de 1 hora. Com uma faca bem afiada, laminar o bife em tiras com 1 a 2 milímetros de espessura e cerca de 5 cm de comprimento. Colocá-las numa tigela e temperar com o molho de soja, o óleo de sésamo, o vinagre balsâmico, gengibre, pimenta preta e molho picante. Envolver bem todos os ingredientes na carne e reservar.                          
Depois de preparar o feijão verde, como acima indicado, deitar o óleo na caçarola, pré aquecida, e, depois de bem quente, juntar o feijão-verde. Mexer continuamente para não deixar o feijão fritar agarrado às paredes do recipiente. Ir mexendo sempre para todo o feijão circular igualmente em toda a caçarola. 
Quando o feijão começar a amolecer juntar a carne e seus temperos. Continuar a mexer. Juntar os cogumelos.  Mexer continuamente todos os ingredientes até ficarem prontos. Polvilhar com a farinha Maizena, misturar até se formar um molho aveludado.
Servir bem quente.

sábado, 12 de agosto de 2017

BOLO PUDIM

       8 Pessoas 
INGREDIENTES
Para o pudim
4 Ovos
1 + ½ Xícara (chá) de leite
1 Lata de leite condensado
Calda caramelizada
Para o bolo
1 Xícara (chá) de óleo
3 Ovos
3 Cenouras médias cortadas em pequenos cubos
3 Xícaras (chá) de farinha de trigo
2 Xícaras (chá) de açúcar
1 C.(sopa) de fermento em pó  
Canela em pó q.b.
PREPARAÇÃO
Bater no liquidificador os 4 ovos, o leite e o leite condensado durante dois minutos. Untar uma forma 28 x 9 cm com manteiga e salpicar bem com farinha. Despejar a calda caramelizada no fundo da forma. Por cima adicionar a mistura do liquidificador. Reservar.
No liquidificador deitar o óleo, os 3 ovos e as cenouras e bater 2 minutos até formar uma massa homogénea. Reservar.
Numa tigela larga juntar a farinha, o açúcar, o fermento em pó e a canela, misturar bem. Adicionar a massa das cenouras. Bater bem até todos os ingredientes ficarem bem misturados. Acrescentar esta mistura cuidadosamente na forma.
Levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC, em banho-maria, durante uma hora.

ROBALO ASSADO NO FORNO COM BATATAS

       2 Pessoas 
INGREDIENTES 
1 Robalo com 800g
Sal e pimenta q.b.
2 C.(sopa) de mostarda
1 C.(sobremesa) de mostarda Dijon
3 C.(sopa) de sumo de limão
100g de bacon aos cubinhos
2 Cebolas cortadas às rodelas
2 Tomates maduros cortados em cubos de 1 cm de lado
½ Pimento cortado às tiras
4 Dentes de alho laminados
1 Kg de batatas cortadas em cubos com cerca de 2,5 cm de lado
1 dl de azeite
1 C.(sobremesa) de colorau
0,5 dl de vinho branco
1 Cálice de aguardente velha ou brandy
PREPARAÇÃO
Depois de confirmar que o robalo está bem escamado e bem lavado, sem restos de sangue, temperá-lo de ambos os lados com sal e pimenta.
Misturar as mostardas com o sumo de limão e untar muito bem o interior do peixe. Recheá-lo com os cubos de bacon e deixar descansar umas 2 horas. Reservar a restante mistura que não foi utilizada.
Entretanto preparar os diversos ingredientes como acima indicado.
Untar um tabuleiro de ir ao forno com um pouco de azeite e fazer uma cama com as cebolas, os tomates, o pimento e os dentes de alho. Colocar por cima o robalo.
Deitar as batatas cortadas em cubos numa tigela e mexê-las com o azeite e o colorau. Colocá-las depois no tabuleiro à volta do peixe.
Na tigela, acrescentar ao azeite que sobrou a restante mistura de mostardas de untar o interior do peixe e os vinhos. Misturar estes ingredientes e deitá-los sobre o robalo.
Colocar o tabuleiro no forno pré-aquecido nos 180 °C, e deixar cozinhar cerca de 50 minutos.
Servir acompanhado de esparregado ou brócolos cozidos.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

BACALHAU ESPIRITUAL

       4 Pessoas 
INGREDIENTES
400g de miolo de pão
Leite q.b.
3 Folhas de louro
5 Dentes de alho picados (um esmagado)
700g de bacalhau
1 dl de azeite
2 Cebolas cortadas em tiras
400g de cenoura ralada
2 dl de bechamel
Sal e pimenta q.b.
30g de salsa picada
2 dl de natas
3 Gemas de ovos
Queijo da Ilha ralado para polvilhar
PREPARAÇÃO
Colocar o pão num recipiente e cobrir de leite. Reservar.
Levar ao lume num tacho um 1 L de água, o louro e 1 dente de alho esmagado. Quando levantar fervura deitar o bacalhau e deixar ferver 10 minutos.  Retirar e deixar arrefecer dentro do caldo. 
Retirar e desfiar o bacalhau retirando as espinhas e as peles. Reservá-lo, bem como, separadamente, cerca de 2,5 dl de água da cozedura.
Refogar, num tacho, em azeite, os alhos picados e as cebolas. Juntar as cenouras raladas grosseiramente e deixar amaciar no refogado.
Quando estas estiverem macias, juntar o miolo de pão previamente escorrido do leite e o bacalhau desfeito. Acrescentar os 2,5 dl de água e deixar cozer durante 5 minutos.
Juntar o molho bechamel. Temperar com sal, pimenta e salsa picada. Misturar suavemente todos os ingredientes.
Acrescentar as natas, as gemas e a noz-moscada. Deixar ferver mais 3 minutos. Retirar o tacho do lume e deixar arrefecer um bocado. Acrescentar então as claras batidas em castelo.
Colocar a mistura num recipiente de ir ao forno, previamente untado de margarina ou manteiga. Polvilhar com o queijo ralado (ou com o pão-ralado e o queijo ralado) e levar ao forno a 200 ºC, durante 20 a 25 minutos.


De início cobrir com uma folha de alumínio que retira ao fim de 15 minutos.
Findo esse tempo, retirar e servir de imediato.
 
Blogger Templates