sábado, 31 de janeiro de 2015

FÍGADO PERFUMADO PARA A MÃE GITA



INGREDIENTES
700g de fígado de boi
Leite q.b.
Sumo de 1 limão grande
1 Maço de ervas de cheiro, picado
1 Cebola grande, picada muito fina
6 Dentes de alho, amassados ou 1 C.(sopa) de massa de alho
Sal a gosto (cerca de ½ colher de sopa)
1 C.(sobremesa) de tomilho
1 C.(sobremesa) de alecrim
1 dl de óleo de milho ou girassol
PREPARAÇÃO
De véspera, limpar o fígado, tirando as peles laterais, cortar em tirinhas e mergulhar em leite durante 2 horas. Depois coar e desprezar o leite.
Misturar as tiras com o sumo do limão, a cebola picada, o alho e as ervas de cheiro. Temperar com sal, tomilho e alecrim.
Deixar a marinar, no frigorífico, de um dia para o outro.
No dia seguinte, deitar a mistura numa panela de pressão. Após ganhar pressão, deixar ferver durante cerca de 10 minutos.
Esta receita é para quem não consegue comer fígado, principalmente frito.



NOTA: O cheiro verde, em bastante quantidade, suaviza o sabor da carne.
Na hora de comprar o fígado, dar preferência ao de boi, mais vermelho ou amarelado, pois o escuro é de vaca e tem um gosto e um cheiro muito forte, que os temperos não conseguem eliminar.

TORTILHA DE BACALHAU

  4 Pessoas


INGREDIENTES
600g de batatas
2 Folhas de louro
1 Cebola
2 Dentes de alho
½ Pimento encarnado
Azeite
1 Posta grande de bacalhau - sobras de bacalhau
200 ml de natas
Sal q.b.
Pimenta preta q.b.
Salsa q.b.
6 Ovos
PREPARAÇÃO
Cozer as batatas com pele temperadas com sal e louro.
Refogar a cebola, os alhos e o pimento às tiras no azeite.
Incorporar o bacalhau, cozido e lascado, e as batatas peladas e cortadas aos cubos, envolver e temperar com sal, pimenta e salsa.
Por último misturar as natas.
Colocar o preparado anterior num pirex, verter por cima os ovos batidos e levar ao forno, por aproximadamente 20 minutos a 180 °C. Então, retirar a tortilha para um prato de servir redondo e cortá-la às fatias.
Servir quente, com uma salada de alface, rúcula e tomate a acompanhar e umas azeitonas a decorar.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

ARROZ DE MIÚDOS COM AÇAFRÃO

   4 a 5 Pessoas


INGREDIENTES
500g de miúdos  
500g de arroz agulha
150g de sultanas sem grainhas
1 dl de aguardente
50g de banha de porco.
1 Cebola
2 Dentes de alho
1 dl de azeite.
1 l de caldo de carne
1 dl de vinho branco
1 C.(sobremesa) de açafrão em pó
1 Folha de louro
Sal e pimenta q.b.
PREPARAÇÃO
De véspera deixar numa taça as sultanas mergulhadas na aguardente.
No dia seguinte, coar e reservar separadamente as sultanas e a aguardente.
Cortar os miúdos em cubinhos pequenos e fritá-los num lume brando, na banha de porco, durante 10 minutos. Então, separar os miúdos da banha e reservar os dois ingredientes.
Descascar a cebola e os dentes de alho, picar tudo, deitar num tacho, juntar o azeite, a banha de fritar os miúdos e a folha de louro e deixar cozinhar até a cebola ficar dourada.
Adicionar os miúdos, a aguardente e o vinho branco. Temperar com sal e pimenta, mexer e deixar cozinhar, acrescentando um pouco do caldo de carne sempre que ficar sem molho, durante 10 minutos ou até que os miúdos fiquem macios.
Juntar então o arroz, o açafrão e o resto do caldo de carne bem quente, mexer até ferver, tapar e deixar cozinhar 10 minutos. Acrescentar as sultanas e mexer.
Reduzir o lume, deixar cozinhar mais 10 minutos. Desligar o lume e deixar repousar um pouco.
Depois servir como acompanhamento.
NOTA: Pode-se fazer arroz de miúdos de borrego, cabrito, galinha, pato ou coelho.

CAPÃO DA INFANTA

(em honra de Teresa do Amaral Coutinho)

INGREDIENTES
1 capão com cerca de 5 kg
1 ou 2 Limões (apenas o sumo)
 2.5 dl de vinho do Porto
2 dl de vinho branco
2 Laranjas (sumo)
3 Dentes de alho esmagados ou polpa de alho
½ C.(chá) de louro, tomilho, alecrim e orégãos (½ C. de cada)
Sal e pimenta branca e pimenta de Caiena q.b.
1 Cenoura
2 Cebolas médias
60g de manteiga
40g de banha de porco
1 l de caldo de galinha (utilizar um cubo com sabor a galinha)
PREPARAÇÃO
De véspera, lavar e limpar o capão e esfregá-lo bem por dentro e por fora com sumo de limão. Deixá-lo a descansar durante uma hora.
Num recipiente onde caiba o capão preparar a marinada. Deitar os vinhos, o sumo das laranjas, os dentes da alho, as ervas aromáticas secas, o sal e a pimenta branca.
Depois de descansar uma hora, voltar a temperar o capão, agora com a pimenta de caiena. De seguida mergulhar a ave na marinada. Ir voltando de vez em quando. Picar o peito e as pernas, para tornarem melhor o gosto.
Entretanto, para preparar o dia seguinte, cortar a cenoura e as cebolas às rodelas. Numa panela preparar o caldo de galinha, serve para preparar o capão e para fazer o arroz de miúdos. Deitar 2 l de água e ferver as patas e o pescoço do capão com um cubo de sabor a galinha.
No dia seguinte, retirar o capão da marinada e deixar escorrer durante uns minutos. Derreter em banho-maria a manteiga e a banha. Cobrir toda a ave com esta gordura, por dentro e por fora.
Colocar a cenoura e as cebolas cortadas em rodelas num tabuleiro e, sobre estas, o capão. Fazer esta operação por volta das 8h, pois vai demorar cerca de 5h a cozinhar. Levar a ave a assar em forno moderado, a 120 °C, regando de vez em quando com vinho do Porto e caldo de galinha.
Quando estiver assado, retire-o para uma travessa de levar à mesa. Decorar com rodelas de laranja, de pepino, rabanetes, tomatinhos cereja, fios de ovos… utilize a sua imaginação e gosto… Passar o molho do assado e servi-lo à parte.
Acompanhar com castanhas alouradas no tabuleiro do forno e salteadas no molho do capão…. ou também batatinhas pequenas pré-escaldadas em água a ferver e alouradas aqui… ou arroz tradicional de forno, seco e solto, feito por exemplo usando o caldo de galinha… ou arroz de miúdos ( ver a nossa receita nos ACOMPANHAMENTOS), e …esparregado ou grelos salteados….

domingo, 25 de janeiro de 2015

ROBALO PERFUMADO COM PRESUNTO NO FORNO


INGREDIENTES
1 Robalo com 1,5 kg
9 a 11 Fatias de presunto
2 Cebolas médias cortadas em meias-luas finas
6 Dentes de alho esmagados
1 Pimento verde cortado em pequenos cubos
2 Tomates grandes maduros
2 Maçãs médias maduras
2 Folhas de louro
1 Raminho de salsa
1 Raminho de coentros
1 Polegada de gengibre ralado
Tomilho e ervas da Provença q.b.
Azeite q.b.
50g de azeitonas sem caroço
Sumo de 1 limão
1 C.(sobremesa) de colorau picante
1 Cálice de brandy
1 C.(sopa) de mostarda
Molho picante q.b.
Sal e pimenta moída na altura q.b.
PREPARAÇÃO
Limpar o peixe de escamas e vísceras e lavá-lo bem em água corrente, enxugando-o de seguida com um pano por dentro e por fora. Temperar o robalo com sal e pimenta também por dentro e por fora. Deixar o peixe a descansar.
Picar a cebola grosseiramente e laminar os dentes de alho. Cortar o pimento em pequenos cubos. Limpar os tomates das sementes e cortá-los pedaços pequenos. Descascar uma das maçãs e cortá-la em gomos muito finos. Ralar o gengibre. Picar os molhinhos de salsa e coentro.
Besuntar com azeite o fundo do tabuleiro do forno, ou o de um recipiente refractário onde caiba o robalo e colocar uma folha de alumínio. Sobre ela espalhe metade da cebola, do alho, do tomate, do pimento, do gengibre, das azeitonas pretas e da maçã já trabalhada, e ¼  dos raminhos de salsa e coentros e as 2 folhas de louro. Regar com um bom fio de azeite. Salpicar com tomilho, ervas da Provença e metade do sumo de limão.
Entretanto, no triturador, preparar uma pasta misturando e triturando a outra maçã, o colorau, ½ dos raminhos de salsa e coentros, o brandy, a mostarda e o molho picante e três tiras de presunto, formando uma pasta de presunto.
Pré-aquecer o forno a 200 °C.
Voltar ao robalo e fazer 3 cortes nos dois lados do peixe. Encher estes cortes com a pasta do presunto. Besuntar com a restante pasta o interior e o exterior do peixe.
Colocar 3 ou 4 tiras de presunto sobre a camada de vegetais do tabuleiro do forno, fazendo uma cama onde se coloca o robalo. Sobre este volta-se a deitar a outra metade de ingredientes com que se preparou a cama e na mesma ordem. Deita-se de novo um fio de azeite e salpica-se com o resto do sumo de limão.
Cobre-se tudo com as restantes tiras do presunto. Por cima coloca-se outra folha de alumínio- Dobram-se as duas folhas de alumínio, enroladas uma na outra e bem apertadas, para não deixar sair os vapores do cozimento.
Levar a assar no forno durante 10 minutos. Depois baixar a temperatura para os 175 °C, e deixar cozinhar durante 50 minutos.
Quando estiver pronto retirar o peixe ainda dentro do alumínio, sem o romper, e, colocá-lo na travessa de ir à mesa. Decorar a travessa com os acompanhamentos e servir.
Ao romper o alumínio a casa de jantar vai ficar perfumada com o cheiro das ervas aromáticas. Cria-se um certo impacto.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

CHILI MEXICANO À GARCIA



INGREDIENTES
1 kg de carne moída (de vaca ou porco com 1 chouriço)
500g de feijão encarnado
250g de feijão Branco
250g de feijão preto
4 Tomates médios sem casca, muito bem picadinhos ou batidos no liquidificador
500g de polpa de tomate
½ Pimentão vermelho cortado em cubos pequenos
½ Pimentão amarelo cortado em cubos pequenos
1 Molho de coentros picados
2 Cebolas médias picadas
6 Dentes de alho picados
4 Folhas de louro
2 Pimentas vermelha (fresca), sem as sementes e picadas
1 C.(sobremesa) de cominho
1 Litro de água fervente
Sal q.b.
Azeite q.b.
Vinho branco q.b.
Molho picante q.b.
PREPARAÇÃO
Cozinhar todo o feijão numa panela de pressão, por 15 minutos, (15 minutos de pressão), ou, utilizar feijão já comprado cozido em latas. Escorrer todo o caldo e reserve apenas o feijão cozido.
Num tacho grande refogar em azeite o alho e a cebola. Quando estiverem alourados acrescentar a carne moída, mexendo sempre para ficar bem solta.
Quando a carne ganhar cor deitar o vinho branco e deixar ferver durante cerca de 5 minutos.
Adicionar então os tomates sem pele picados (ou batido no liquidificador), a polpa de tomate, o pimentão, o coentro e as pimentas vermelhas. Deixar ferver durante cerca de 5 minutos. Acrescentar os feijões e um pouco de água a ferver se achar necessário.
Temperar com o sal e o molho picante se necessário. Deixar cozinhar de 10 a 15 minutos em fogo baixo e com o tacho tapado. Mexer com alguma frequência. Não deixar que o feijão fique demasiado cozido.
Servir em pratos fundos, bem quentes, salpicados com o queijo ralado.





Acompanhar com arroz branco ou nachos de milho.

sábado, 10 de janeiro de 2015

ENTRECOSTO NO FORNO


INGREDIENTES
1,500 kg de entrecosto
3 C.(sopa) de massa de pimentão ou colorau doce
2 dl de vinho branco
1 Cálice de vinho do Porto
1 Laranja (sumo)
1 Limão (sumo)
1 dl azeite
8 Dentes de alho esmagados
1 Folha de louro sem o veio
2 C.(sopa) de mel
1 C.(sopa) de mostarda
1 C.(doce) com cominhos
1 C.(sopa) cheia de banha
1 Kg de batatas pequeninas
Sal, pimenta e salsa q.b.
PREPARAÇÃO
De véspera, arranjar o entrecosto, cortá-lo em pedaços e colocá-los num recipiente.
Numa tigela à parte misturar o vinho branco, o cálice de vinho do Porto, os sumos da laranja e do limão, com a massa de pimentão, os alhos esmagados, o mel, a mostarda, os cominhos e temperar com o sal, o louro e a pimenta. Misturar bem até formar uma pasta.
Juntar esta pasta ao entrecosto, envolve-lo bem e deixar a marinar até ao dia seguinte.
Então, ligar o forno a 250º C para aquecer, durante cerca de 10 minutos. Entretanto retirar o entrecosto da marinada e colocá-lo num tabuleiro de ir ao forno regado com metade da marinada e com o azeite. Deitar pequenas dozes de banha por cima da carne. Levar o tabuleiro ao forno regulado agora a 170º C, durante 15 minutos.
Descascar e lavar as batatas (cortá-las em quartos se não forem pequeninas), juntá-las ao tabuleiro da carne (passaram os 15 minutos da carne no forno), rectificar de sal e pimenta e regá-las com o molho da marinada. e deixar cozinhar durante 30 minutos, mexendo de vez em quando. A meio do tempo virar a carne. Se necessário, ir regando com o resto da marinada.
Quando estiver cozinhado, retirar do forno e servir polvilhado com salsa. Pode acompanhar com salada.






Decorar com gomos de limão e/ou de laranja.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

SOPA DE CAÇÃO

  2 Pessoas

INGREDIENTES
4 Postas de cação
2 Molhos de coentros frescos
1 Cabeça de alhos (c. de 50g de dentes de alho)
1 Folha de louro
1 dl de vinagre de vinho branco
1,5 dl de azeite
3 Dentes de alhos picados
1 Cebola média picada
1 C.(chá) de colorau
1,5 l de água
2 C.(sopa) de farinha (c. de 60g)
2 Gemas de ovos
Sal q.b.
Pão alentejano
PREPARAÇÃO
1º Deixar o cação a marinar durante pelo menos 2 horas em vinagre branco, uma cabeça de alhos esmagados, dois molhos de coentros também esmagados, uma folha de louro e uma colher de chá de colorau.
2º Deitar num tacho o azeite e refogar os dentes de alho e a cebola picada. Depois de aloirarem colocar as postas de cação a fritarem ligeiramente de ambos os lados. Retirar as folhas de louro da marinada e juntá-la ao peixe. Deixe levantar fervura e acrescentar a água. Deixar novamente levantar fervura e temperar com sal e pimenta. Deixar cozer em lume brando durante 20 minutos.
2º Retirar o cação do tacho e reservar.
Retirar do tacho duas ou três conchas de caldo para uma tigela e acrescentar a farinha e as gemas. Misture muito bem de forma a não permitir o aparecimento de grumos. Juntar esta mistura ao caldo do tacho. Pode passar um misturador para diluir melhor. Deixar ferver em lume brando durante cerca de 3 minutos para engrossar.
3º Voltar a colocar o cação dentro do caldo, com o lume desligado. Deixe repousar para aquecer. Entretanto partir o pão do Alentejo em fatias e colocar cada uma num prato de sopa. Pode também colocar as fatias de pão num prato coberto de ir à mesa.
4º Colocar as postas do cação em cima das fatias de pão. Regar abundantemente com o caldo, de modo a ficar bem ensopado, servir polvilhado com coentros picados e, eventualmente, com um pouco de sumo de limão.

 
Blogger Templates