6 Pessoas
INGREDIENTES
600g de bacalhau demolhado, cozido (5 minutos a ferver) e
desfeito em lascas (sem pele, nem espinhas)
400g de batata palha
5 Cebolas médias cortadas às rodelas com cerca de 2 a 3 mm
de espessura
0,5 dl de azeite
Sal e pimenta q.b.
Salsa picada
Azeitonas pretas descaroçadas
PREPARAÇÃO
Primeiro
preparam-se o bacalhau e as cebolas como acima indicado.
Deite sal com cuidado, em conformidade com o estado de salgado do bacalhau. Em contrapartida tempere com bastante pimenta preta moída na ocasião. Misturar bem os ovos batidos com os temperos.
Quando o bacalhau estiver refogado juntar as batatas palha fritas. Misturar bem todos os ingredientes utilizando duas colheres grandes. Nessa altura, adicionar os ovos batidos e baixar o lume. Mexer para envolver bem os ovos. As batatas palha devem ficar húmidas, para isso, os ovos não devem cozer demasiado.
Deitar numa travessa, polvilhar com salsa picada e decorar com as azeitonas.
Servir com um bom vinho tinto alentejano.
NOTA: A minha receita foi inspirada na Bacalhau Dourado de Elvas. Foi um prato inventado pela Dª Jacinta, a cozinheira da então Pousada de Elvas, a 1ª Pousada de Portugal. Estávamos no Ano de 1947. As duas únicas ditaduras de Direita que escaparam ilesas ao pós-guerra, Portugal e Espanha, corriam perigo. Havia então que combinar as negociações com os Aliados para a continuação dos dois sistemas. Por isso uma Delegação do Governo Espanhol, debaixo de um grande secretismo, juntou-se a uma Delegação Portuguesa em Elvas. Mas a fome chega a todos, e, já fora de horas apresentaram-se na Pousada para almoçar. Dª Jacinta ficou apavorada, a cozinha já estava fechada, e, só tinha bacalhau seco, batatas, ovos e azeite. Então inventou qualquer coisa para dar de comer a tão importantes pessoas. Os espanhóis adoraram e chamaram-lhe o Bacalhau Dourado. Ficou o prato permanente da Pousada. Hoje a Pousada, após um período de abandono, foi recuperada e chama-se Hotel Stª Luzia, e com ela foi recuperada a velha receita do Bacalhau Dourado. E agora vou escrever a minha versão, bem diferente do original, mas respeitando os seus princípios básicos.
0 comentários :
Enviar um comentário