sábado, 4 de fevereiro de 2017

CRUMBLE DE MAÇÃ (Receita do Pingo Doce)

       8 Pessoas 
INGREDIENTES
1 Kg de maçãs descascadas e cortadas em cubos
1 C.(sobremesa) de canela em pó
50g de sultanas
200g de farinha
80g de açúcar
150g de manteiga cortada em pequenos pedaços
25g de açúcar mascavado 
PREPARAÇÃO
Colocar numa taça a farinha, 40g de açúcar e a manteiga.





Com a pontas dos dedos, misturar a manteiga com os restantes ingredientes.



Procurar obter uma mistura granulada e fofa.






Colocar a maçã e as sultanas numa assadeira e polvilhar com a canela e com 40g de açúcar. Envolver com uma colher misturando todos os ingredientes.


Cobrir totalmente a maçã com a mistura da farinha, do açúcar e da manteiga. Polvilhar por cima o açúcar mascavado.
Levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC, durante 30 a 35 minutos ou até ficar dourado e cozinhado. 

Nota Histórica - A história defende que a receita original de Crumble surgiu na Inglaterra durante a II Guerra Mundial. Devido ao racionamento a que a Guerra obrigava e à escassez de ingredientes, as mulheres foram levadas a criarem novas receitas, usando menos produtos que o costume, foi o caso do Crumble.
O Crumble é um prato doce de origem britânica, feito de compota de frutas picadas cobertas com uma mistura de manteiga, farinha e açúcar, assado até que a cobertura fique crocante. Muitas vezes, é servido com natas batidas ou bolas de gelado.
As frutas mais usadas em crumbles são a maçã, pera, amora, pêssego e ameixa. Podem-se misturar no mesmo Crumble diferentes frutas. Nós utilizamos sempre sultanas. A cobertura também pode conter flocos de aveia, amêndoas, caju ou nozes trituradas.
Na cobertura nós utilizamos açúcar mascavado polvilhado sobre a superfície do Crumble, de modo a ficar um pouco caramelizado depois de assado. Noutras receitas há quem utilize na cobertura bolachas ou Corn Flakes.
(Nota: as fotos da preparação são do Pingo Doce.)

AÇORDA DE CAMARÃO

        6 Pessoas
 INGREDIENTES
500g de camarão calibre 30/40
2 L de água 
1 C.(sopa) de sal
1 Cebola média descascada
6 Cravinhos da Índia espetados na cebola
800g de pão de mistura
0,5 dl de azeite
6 Dentes alho laminados
500g de tomate maduro, sem peles nem grainhas, cortado em cubos
2 dl de polpa de tomate
½ Pimento vermelho cortado em cubinhos pequenos
2 C.(sopa) de coentros picados
4 Gemas
Pimenta de moinho q.b.
Picante a gosto q.b.
150g de salada mista
1 C.(sopa) de vinagre
Azeite q.b.
PREPARAÇÃO
Preparar os diversos ingredientes como acima indicado.
Cozer os camarões durante cerca de 2 minutos em água a ferver temperada com uma pitada de sal e uma cebola média com os cravinhos da Índia espetados. Escorrer o camarão desprezando a cebola e reservando separadamente a água da cozedura e os camarões. Passar estes por água fria, tirar-lhe as cabeças (retirando-lhes os olhos) e as cascas, introduzi-las de novo na água da cozedura do camarão e levar de novo ao lume. Reservar o miolo do camarão.
Entretanto, retirar a côdea mais dura do pão e cortar o restante em pedaços pequenos e coloca-los numa tigela.
Deixar ferver a água da cozedura do camarão durante cerca de 10 minutos. Então, triturar as cascas e cabeças dos camarões com a varinha mágica, coar o caldo e deitá-lo na tigela com o pão. 
Num tacho com o azeite refogar os dentes de alho em lume brando até começarem a alourar. Deitar os camarões e deixar ganhar sabor, retirando-os logo de seguida e reservando-os de novo. Juntar o tomate, a polpa de tomate e o pimento ao refogado, misturar bem e deixar cozinhar em lume médio até ficarem macios. Acrescentar o pão embebido no caldo de camarão e deixar cozinhar, mexendo de vez em quando até ficar na consistência desejada.
Então, retirar do lume, retificar os temperos, nomeadamente o sal, a pimenta moída na altura e o picante. Adicionar e misturar bem os coentros, as gemas de ovos e os camarões.




Servir a açorda acompanhada por uma salada mista temperada apenas com sal, azeite e vinagre.

BATATAS ASSADAS COM CREME GORGONZOLA

      4 Pessoas
INGREDIENTES
Batatas
2 Batatas grandes (ou 4 médias) fatiadas em 4 no comprimento (com casca)
Azeite q.b.
6 Dentes de alho picado
Pimenta moída, noz moscada, ervas secas e colorau q.b.
½ Xícara de queijo parmesão (de preferência, ralado na hora – é muito mais gostoso!)
Sal a gosto
Ervas frescas como coentros, salsa, cebolinho, finamente picadas q.b.
Creme de Gorgonzola
200g de natas
200g de queijo Gorgonzola em pedaços
100g de cream cheese
2 C.(chá) de maizena diluída em um pouquinho de água fria
PREPARAÇÃO
Batatas
Pré-aquecer o forno em 180 ºC e untar uma forma rectangular com azeite.
Numa tigela grande, colocar as batatas, regá-las com azeite e misturar. Reservar.
Numa frigideira, fritar o alho até ficar amarelecido, não dourado, porque ainda vai ao forno. Reservar.
Numa tigela menor, misturar os temperos, as ervas secas e o sal.
Colocar as batatas na forma rectangular com a casca para baixo, polvilhá-las com o parmesão ralado na hora, o alho e, em seguida, polvilhar com a mistura de ervas secas e temperos.
Levar ao forno a forma durante 25 a 30 minutos até as batatas ficarem douradas por fora e assadas por dentro. Retirar do forno e salpicar com as ervas frescas.
Creme de Gorgonzola
Numa pequena panela em lume brando, misturar as natas, o queijo Gorgonzola e o cream cheese. Ir mexendo até obter uma mistura homogénea.
Então aumentar o fogo para médio e, quando ferver, acrescentar a maizena diluída em água e mexer continuadamente até engrossar.  


Agora é só ir mergulhando as batatas neste creme e ir saboreando esta deliciosa entrada que pode também ser servida como petisco. 
NOTA: Este creme de Gorgonzola também pode ser servido como acompanhamento de todo o tipo de carnes, batatas fritas, ou como recheio de legumes assados, ou mesmo para incrementar um risoto, e por aí adiante, conforme o gosto e a imaginação.

CANJA DE GALINHA À JOÃO&RATÃO

       4 Pessoas 
INGREDIENTES
½ Galinha gorda (o ideal com ovos)
1,5 L de água
1 Cenoura lavada raspada e inteira  
1 Cebola
6 Cravinhos da Índia espetados na cebola
6 Grãos de pimenta preta
½ Chouriço
3 Dentes de alho
4 Ovos cozidos
Sal q.b.
100g de arroz agulha
Raminho de hortelã q.b. cortado em juliana fina
Vinho do Porto q.b. 
PREPARAÇÃO
Lavar a metade da galinha e cortá-la ao meio sem esmagar os ossos. Se encontrar apenas galinhas pequenas utilizar uma galinha inteira cortada em quatro partes. Reservar.
Numa panela média levar ao lume a água temperada com o sal e com a cebola com os cravinhos da Índia, os dentes de alho e os grãos de pimenta preta. Verificar se a água cobre totalmente a galinha. Assim que levantar fervura, acrescentar a galinha, o chouriço e a cenoura e deixar cozinhar em lume brando, de 2 a 3 horas.
Então, com uma escumadeira, retirar a galinha, o chouriço e a cenoura. Passar o caldo por um passador de rede fina reservando o caldo e desprezando o resto. Entretanto colocar a ferver noutro recipiente os 4 ovos.
Logo que consiga mexer na galinha, após arrefecer um pouco, desfiá-la retirando cuidadosamente as peles e as gorduras. Cortar o chouriço e a cenoura às rodelas. Entretanto voltar a aquecer o caldo. Logo que levante fervura deitar a galinha já desfiada.
Passado uns minutos adicionar o arroz bem como as rodelas de chouriço e de cenoura, a juliana de hortelã, um pouco de vinho do Porto e os ovinhos da própria galinha, se os tiver. Deixar cozinhar por dez minutos.
Ao servir esta canja decorar cada prato com uma gema dos ovos cozidos, uma ou duas rodelas de chouriço e outras tantas da cenoura. Dar ainda cor com uma ponta de hortelã. Servir bem quente.
 
Blogger Templates