domingo, 1 de fevereiro de 2015

COELHO À TIA MARIA DE ÒBIDOS


INGREDIENTES
1 Coelho cortado em pedaços
6 Dentes de alho esmagados
1 Cebola picada
4 C. de sopa de alecrim fresco
5 dl de vinho tinto
1 Cálice de vinho do Porto
1 dl de azeite virgem
4 Folhas de louro
Sal e Pimenta q.b.
1 Ramo de coentros
1 Cerveja de 2,5 dl
PREPARAÇÃO
Comece a preparação do prato com 24 horas, preferível com 48 horas, de antecedência. Limpar o coelho, retirando o eventual excesso de gorduras e colocá-lo num recipiente com tampa.
Num almofariz, esmagar os dentes de alho com uma colher de sopa de azeite, o sal e a pimenta, até obter uma pasta. Esfregar essa pasta nos pedaços do coelho. Misturar as folhas de alecrim e o louro. Deitar os vinhos tinto e do Porto. Colocar a tampa e reservar no frigorífico até à hora da preparação.
Então, retirar o recipiente do frigorífico, separar os pedaços do coelho e deixá-los a escorrer num escorredor. Reservar a marinada.
Deitar metade do azeite numa panela de pressão e levar ao lume médio. (Tradicionalmente seria num tacho de barro grande). Fritar metade dos pedaços de coelho por todos os lados, até ficarem corados. Retirar os pedaços do coelho, deitar o restante azeite e repetir a operação com a outra metade do coelho. Reserve o coelho.
Na mesma panela, refogar a cebola até ficar bem doirada. Depois voltar a colocar o coelho na panela e deixar ganhar cor por volta de 5 minutos de fervura. Acrescentar então a marinada, o ramo de coentros e a cerveja. Fechar a panela de pressão e deixar cozinhar sob pressão por 15 minutos.
Se utilizar o tacho tradicional, logo que este levante fervura, baixar o lume e deixar cozinhar, lentamente, por cerca de 45 minutos a uma hora.
Em ambos os casos, logo que a carne fique macia, retirar os pedaços do coelho para um prato coberto de ir à mesa. Reservar.
Coar todo o molho que ficou na panela a fim de eliminar todas as sobras dos temperos. Levar o liquido restante ao lume forte e deixar reduzir para metade. Servir à parte numa molheira.
Acompanhar com um puré de batata, ou, um puré de couve-flor.

0 comentários :

Enviar um comentário

 
Blogger Templates