sábado, 9 de julho de 2016

EMPADAS DE FRANGO

          30 Unidades
INGREDIENTES 
Para o frango:
1 Frango pequeno cortado em pedaços, ou 1 Kg de coxas de frango
30 ml de azeite
30g de margarina
1 Cebola picada
6 Dentes de alho picados
1 Pitada de louro em pó
300g de tomates maduros, sem peles nem sementes e picados.
3 C.(sopa) de polpa de tomate
1 Cubo de caldo de galinha esfarelado com os dedos
1 dl de vinho branco
6 dl de água
Sal e pimenta q.b.
Para a massa:
200g de margarina
500g de farinha de trigo
2 Ovos médios
Água q.b.
Sal e noz-moscada q.b.
Farinha para polvilhar
1 Ovo batido (para pincelar)
Para o recheio:
100g de margarina
1 Cebola picada
100g de farinha
3 Gemas de ovos médios
20g de salsa picada
Sal, pimenta e noz-moscada q.b.
Sumo de ½ limão 
PREPARAÇÃO
Num tacho, refugar a cebola e os alhos picados no azeite e na margarida. Deitar uma pitada de louro em pó. Ir mexendo até a cenoura ficar alourada. Acrescentar o tomate picado e a polpa de tomate e continuar mexendo deixando refogar mais uns 5 minutos. Acrescentar o frango e o cubo de caldo de galinha esfarelado, mexer bem e deixar cozinhar mais uns minutos. Temperar com sal e pimenta. Deitar o vinho branco e os 6 dl água e esperar que volte a ferver.
Tapar o tacho, diminuir a lume para brando e deixar cozinhar durante 25 minutos.
Entretanto começar a preparar a massa. Numa batedeira deitar a margarida, a farinha bem como o sal e a noz-moscada. Começar a amassar e juntar aos poucos os ovos bem como a água necessária até se formar uma bola que se solta do fundo. Verificar se a massa está bem amassada, tapá-la com um pano e deixá-la descansar 1 hora.
Entretanto o frango ficou pronto. Retirá-lo para uma travessa e deixá-lo arrefecer. Reservar o caldo da cozedura noutro recipiente. Libertar o frango das peles e dos ossos e cortar a carne em pedacinhos pequenos. Reservar.
Levar de novo o tacho ao lume para preparar o recheio. Refogar a cebola picada na margarida, mexendo sempre, até a cebola ficar translucida. Baixar o lume. Acrescentar aos poucos a farinha, mexendo sempre. Acrescentar depois, igualmente aos poucos e continuando sempre a mexer, o caldo de cozinhar o frango. Depois acrescentar o frango, continuando a mexer, a salsa picada e as gemas. Temperar com o sal, pimenta e noz-moscada. Deitar o sumo de limão. Procurar que a mistura, sempre muito bem mexida, não chegue a levantar fervura. Quando sentir que o creme tem a espessura pretendida, desligar o lume.
Espalhar farinha na bancada e começar a amassar a massa até sentir que não se agarra aos dedos. Com ajuda de um rolo, estender a massa e com ajuda de um copo largo cortar as rodelas. 
Colocar cada rodela de massa na forma pré-untada com manteiga. Com os dedos comprima a massa até ficar bem espalhada por toda a forma. Enchê-la até ¾ com o recheio e colocar outra rodela a fazer de tampa. Una as extremidades das duas rodelas enrolando-as entre si. Colocar a forma no tabuleiro de ir ao forno (pré-aquecido a 180 °C).
Ir repetindo a operação até se acabarem todos os ingredientes. Pincelar as empadas com o ovo batido. Levar ao forno já aquecido e deixar cozinhar cerca de 25 a 30 minutos. A cor dourada ajuda a ver quando estão prontas. Depois é só desenformar e servir

COSTELETAS DE BORREGO FRITAS

         4 Pessoas
INGREDIENTES
800g de costeletas de borrego
Azeite q.b.
2 Cebolas médias, cortadas às rodelas
2 C.(sopa) de polpa de tomate
1 ½ Copo de vinho branco
1 Cálice de vinho do Porto branco
Sal q.b.
½ Limão, cortado às rodelas
Para a marinada
Sumo de 2 limões
4 Dentes de alho, esmagados
1 C.(sopa) de massa de pimentão
Louro em pó q.b.
3 C.(sopa) de vinagre de cidra
PREPARAÇÃO
De véspera fazer a marinada misturando o sumo de limão, o alho esmagado, a massa de pimentão, o louro e o vinagre.  Mergulhar as costeletas de borrego depois de as molhar de ambos os lados. Reservar no frigorífico para o dia seguinte.
Então, escolher uma frigideira larga onde caibam todas as costeletas em simultâneo. Deitar o azeite necessário para cobrir todo o fundo e levar a lume alto. Espalhar as cebolas e a polpa de tomate. Deixar refogar até as cebolas ficarem alouradas.
Juntar então as costeletas de borrego e deixá-las fritar, de ambos os lados, até ganharem cor. Entretanto fazer uma mistura com os vinhos e o sal, e, deitá-la sobre as costeletas logo que tenham tomado a cor. Acrescentar as rodelas de limão. 
Diminuir o lume e deixar as costeletas cozinhar até ficarem tenras. Então, aumentar de novo a intensidade do lume permitindo a redução do molho durante 3 a 4 minutos. Servir acompanhado por puré de batata e grelos de nabiça salteados. 

BORREGO GUISADO À MODA DA TI ÁGUEDA DO CASAL

         4 Pessoas 
INGREDIENTES
1 Kg de borrego cortados aos pedaços (qualquer parte do animal)
Sal e pimenta q.b.
1 Pitada de louro em pó
1 C.(sobremesa) de colorau
1 dl de azeite
1 Cebola picada
4 Dentes de alho picados
150g de cubinhos de bacon
2 dl de vinho branco
1 Cálice de brandy ou de aguardente velha
1 Kg de batatas descascadas e cortadas às rodelas com 0,5 cm de espessura
500g de ervilhas congeladas
PREPARAÇÃO
Duas horas de antes de cozinhar o prato envolver os pedaços do cordeiro, nem muito grandes nem muito pequenos, no sal, pimenta, louro e colorau. Depois preparar os restantes ingredientes conforme acima indicado.
Na hora, deitar o azeite num tacho grande e fritar os pedaços do cordeiro até ficarem bem selados de todos os lados. Retirar o cordeiro e reservá-lo. No mesmo azeite refogar a cebola e os alhos até ficarem amolecidos. Acrescentar o bacon e deixar refogar uns minutos sem deixar que fique em torresmos.
Acrescentar o cordeiro e regá-lo com os vinhos. Deixar ferver até o álcool se evaporar quase todo. Deitar então água até cobrir toda a carne. Baixar o fogo, tapar o tacho, e, deixar cozinhar lentamente em lume brando durante cerca de meia hora.
Então, acrescentar no tacho as ervilhas e as rodelas de batatas, cobrir tudo com água, aumentar o lume até levantar fervura. Depois, reduzir o lume e deixar acabar de cozinhar em lume brando, mexendo de vez em quando cuidadosamente para não quebrar as batatas. Está pronto quando a carne se começar a soltar dos ossos.
Nota: pode-se adaptar este prato a carne de coelho, cabrito e até de porco. Fica sempre bem e muito saboroso. É só alterar os temperos conforme o gosto individual.
Pode-se acrescentar as sobras de vegetais que hajam no frigorífico como feijão verde, cenouras, cogumelos, milho cozido, pimentos…. É uma forma de variar o prato…

SOPA DE FEIJÃO VERDE

          8 Pessoas  
INGREDIENTES
4 C.(sopa) de azeite
4 Cebolas picadas
4 Dentes de alho picados
1 Alho francês, cortado às rodelas
2 Cubos de caldo de galinha, esfarelados com os dedos
600g de batatas, cortada aos cubos
500g de cenoura, 100g ralada e 400g cortada em cubos
150g de tomate, sem pele e sem grainhas, cortados aos cubos
2 L de água
500g de feijão verde, cortado fino e sem fios
50g de coentros frescos picados
Sal e pimenta q.b.
PREPARAÇÃO
Numa panela, refogar no azeite metade das cebolas e os alhos picados, bem como as rodelas do alho francês. Juntar os cubos de caldo de galinha. Quando as rodelas estiverem amolecidas acrescentar os 2 litros de água, as batatas, as cenouras cortadas aos cubos, o tomate e os coentros.
Quando começar a ferver baixar um pouco o lume e deixar cozinhar durante 20 minutos. Então, com ajuda de uma varinha mágica triturar todos os ingredientes formando um puré homogéneo.
Voltar a levar ao lume e acrescentar o feijão verde e o resto das cebolas picadas. Quando estiverem quase cozidos acrescentar a cenoura ralada.
Rectificar os temperos da sopa e servi-la.


 
Blogger Templates