segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

ARROZ DE PATO EM CAMADAS COM SABOR A FUMEIRO

    6 a 8 Pessoas


INGREDIENTES
1 Pato, limpo, sem pele nem miudezas
400g de entrecosto
1 Orelha de porco fumada
1 Chouriço de carne
1 Chouriço de sangue
100g de linguiça
1 Ramo de salsa (½  atado e ½ picado)
10 Grãos de pimenta preta
5 Grãos de cravinho
1 Couve lombarda pequena, cortada em 8 partes
250g de cenoura, cortadas às rodelas
500g de arroz agulha
0,5 dl de azeite
2 Cebolas (1picada e outra inteira)
4 Dentes de alho, picados
1 C.(sobremesa) de açafrão
1 Malagueta, picada

PREPARAÇÃO
De véspera, dessalgar a orelha de porco, demolhando-a cerca de 10 horas e mudando de água por 5 vezes.
No próprio dia, numa panela de pressão, colocar o pato, o entrecosto, a orelha de porco e os enchidos. Cobrir as carnes com água e juntar o ½ ramo de salsa atado, a cebola inteira e os grãos de pimenta e de cravinho. Deixar cozer, após levantar a pressão, por 35 minutos.
Coar então, separadamente, as carnes e os enchidos. Reservar a água da cozedura. Desfiar o pato e o entrecosto retirando todos os ossos e excessos de gorduras. Cortar a orelha de porco em tiras finas e, estas, em pequenos quadrados. Misturar bem as carnes e reservar.
Cortar todos os enchidos às rodelas e reservar.
Para a preparação do arroz, reservar 1 l de água da cozedura das carnes.
Na restante água da cozedura e, na panela de pressão, cozer a couve e as cenouras durante 6 a 7 minutos após levantar a pressão. Escorrer, então, bem os vegetais e Reservar.
Num tacho, refogar a cebola picada e os dentes de alho no azeite. Quando a cebola estiver loura acrescentar o arroz e o açafrão e mexer bem. Quando o arroz estiver suficientemente frito juntar a água da cozedura das carnes. Logo que volte a ferver, baixar o lume e deixar cozinhar uns 10 minutos. Verificar quando estiver pronto. Reservar.
Num recipiente de vidro de ir ao forno, ligeiramente besuntado de margarina, espalhar bem metade do arroz, depois deitar outra camada com metade dos vegetais, depois outra com todas as carnes bem misturadas, a nova camada é dos restantes vegetais e, por último, a outra metade do arroz.
Decorar a parte de cima com as rodelas dos enchidos e tiras muito finas da malagueta, e, levar ao forno até tostar a gosto. 




Servir decorado com salsa picada e uns rolinhos de presunto. Acompanhar com uma salada mista.

Na necessidade de servir uma ceia ligeira, aproveitar.as sobras do pato.….

domingo, 1 de fevereiro de 2015

LEITE-CREME

   6 Pessoas


INGREDIENTES
8 Gemas
1 Litro de leite
Casca de 1 limão
1 Pau de canela
300g de açúcar
60g de farinha de trigo
PREPARAÇÃO
Ferver o leite com a casca de limão e o pau de canela.
Numa panela, misturar o açúcar e a farinha de trigo e adicionar pouco a pouco o leite fervido, até envolver toda a mistura, mexendo sempre. Colocar no lume e deixar ferver até engrossar.
Tirar a panela do lume e retirar o pau de canela e as cascas do limão. Bater as gemas e adicioná-las, aos poucos, à mistura, continuando a mexer sempre. Levar de novo ao lume, e, sem parar de mexer, deixar ferver durante 2 minutos até cozerem as gemas.
Num prato ou travessa de servir, deitar o leite-creme e deixar arrefecer. Então, polvilhar por cima um pouco de açúcar e queimá-lo com um ferro eléctrico próprio para o efeito ou com uma pá de torrar leite-creme.

PESCADA ASSADA NO FORNO COM MOSTARDA E GENGIBRE

  4 Pessoas

INGREDIENTES
4 a 5 Postas de pescada (para cozer)
1 C.(sopa) de mostarda
1 C.(sobremesa) de Mostarda de Dijon
1 C.(sobremesa) de massa de alho
1 C.(sopa) de Gengibre ralado
Sumo de meio limão
Sal e pimenta preta q.b..
8 Batatas médias, cortadas em cubos (c. de 850g)
2 Cebolas, cortadas às rodelas
4 Dentes de alho, picados
Azeite q.b.
150 ml vinho branco
1 Ramo pequeno de salsa fresca, picada
1 Ovo cozido partido às rodelas e azeitonas pretas, para decorar
PREPARAÇÃO
Lavar e preparar o peixe.
Numa tigela deitar as mostardas, o sumo de ½ limão, a massa de alho, o gengibre ralado, sal e pimenta preta moída na altura. Misturar tudo muito bem até formar uma pasta homogénea. Barrar com ela as postas de pescada de ambos os lados e deixar a repousar durante umas horas (pode fazer de véspera e deixar no frigorífico).
Na hora de preparar a refeição, descascar e cortar as batatas em cubos e levá-las a cozer em água com sal durante uns 5 minutos após levantar fervura. Coá-las e reservar.
Cortar a cebola em rodelas e picar finamente o alho. Espalhar ambos num tabuleiro e por cima dispor as postas de pescada. Deitar o vinho de forma a cobrir o fundo e um abundante fio de azeite sobre o peixe.
Cobrir com uma folha de alumínio. Levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC durante cerca de 20 minutos.
Nessa altura dispor a batata cozida à volta do peixe, regar com um fio de azeite, retirar a folha de alumínio e deixar acabar de assar durante cerca de 15 minutos, ou até verificar que a pescada está devidamente assada. Vá regando o peixe e a batata com o molho que se formou no tabuleiro pelo menos duas a três vezes durante o tempo de cozedura.
Após o peixe estar devidamente assado, retirá-lo do forno e decorá-lo, colocando uma rodela de ovo sobre cada posta, salpicar tudo com salsa picada e azeitonas.






Servir de imediato acompanhando com brócolos cozidos.

COELHO À TIA MARIA DE ÒBIDOS


INGREDIENTES
1 Coelho cortado em pedaços
6 Dentes de alho esmagados
1 Cebola picada
4 C. de sopa de alecrim fresco
5 dl de vinho tinto
1 Cálice de vinho do Porto
1 dl de azeite virgem
4 Folhas de louro
Sal e Pimenta q.b.
1 Ramo de coentros
1 Cerveja de 2,5 dl
PREPARAÇÃO
Comece a preparação do prato com 24 horas, preferível com 48 horas, de antecedência. Limpar o coelho, retirando o eventual excesso de gorduras e colocá-lo num recipiente com tampa.
Num almofariz, esmagar os dentes de alho com uma colher de sopa de azeite, o sal e a pimenta, até obter uma pasta. Esfregar essa pasta nos pedaços do coelho. Misturar as folhas de alecrim e o louro. Deitar os vinhos tinto e do Porto. Colocar a tampa e reservar no frigorífico até à hora da preparação.
Então, retirar o recipiente do frigorífico, separar os pedaços do coelho e deixá-los a escorrer num escorredor. Reservar a marinada.
Deitar metade do azeite numa panela de pressão e levar ao lume médio. (Tradicionalmente seria num tacho de barro grande). Fritar metade dos pedaços de coelho por todos os lados, até ficarem corados. Retirar os pedaços do coelho, deitar o restante azeite e repetir a operação com a outra metade do coelho. Reserve o coelho.
Na mesma panela, refogar a cebola até ficar bem doirada. Depois voltar a colocar o coelho na panela e deixar ganhar cor por volta de 5 minutos de fervura. Acrescentar então a marinada, o ramo de coentros e a cerveja. Fechar a panela de pressão e deixar cozinhar sob pressão por 15 minutos.
Se utilizar o tacho tradicional, logo que este levante fervura, baixar o lume e deixar cozinhar, lentamente, por cerca de 45 minutos a uma hora.
Em ambos os casos, logo que a carne fique macia, retirar os pedaços do coelho para um prato coberto de ir à mesa. Reservar.
Coar todo o molho que ficou na panela a fim de eliminar todas as sobras dos temperos. Levar o liquido restante ao lume forte e deixar reduzir para metade. Servir à parte numa molheira.
Acompanhar com um puré de batata, ou, um puré de couve-flor.
 
Blogger Templates