segunda-feira, 2 de outubro de 2017

PETINGAS FRITAS COM ARROZ DE GRELOS

      4 Pessoas 
INGREDIENTES
Para as Petingas:
750g de petinga
Sumo de 1 limão
1 C.(sopa) de massa de alho
1 Pitada de louro em pó
Sal q.b.
Farinha de milho (para panar)
Óleo para fritar
Para o Arroz de Grelos:
Azeite q.b.
1 Cebola picada
5 Dentes de alho picados
1 Molhe de grelos de nabo
½ Pimento verde picado em pequenos cubinhos
250g de arroz carolino
7,5 dl de água a ferver
Sal, pimenta e ervas secas a gosto q.b.
PREPARAÇÃO
Começar por limpar e amanhar as petingas retirando com os dedos as poucas e pequenas escamas. Lavá-las e deixar escorrer a água.
Numa tigela deitar o sumo do limão, a massa de alho, o louro e o sal. Misturar todos os ingredientes e espalhar sobre os peixes deixando-os a marinar durante 30 minutos.
Entretanto preparar os diversos ingredientes como acima indicado. Em relação aos grelos retirar as folhas tenras, partir em pedaços as maiores e reservá-las. Cortar os talos em rodelas o mais finas possíveis e reservá-las em separado.
Num tacho médio antiaderente refogar em azeite a cebola e o alho. 
Quando ficarem translúcidos acrescentar os talos e o pimento verde, misturar os ingredientes e deixar refogar até os talos ficarem amolecidos. Acrescentar então o arroz e misturar de novo os ingredientes deixando o arroz fritar durante uns minutos. Juntar a água a ferver e as folhas dos grelos. Envolver todos os ingredientes.
Quando levantar fervura, baixar o lume, juntar o sal, a pimenta e as ervas secas. Misturar. Deixar cozinhar durante cerca de 10 minutos até o arroz ficar al dente. Então apagar o lume e esperar 5 minutos.
Entretanto, passe cada petinga pela farinha de milho e fritar em óleo bem quente. Não mexer nas petingas enquanto estão a fritar. Logo que fiquem douradas, retirá-las e colocá-las sobre papel absorvente.





Servir bem quentes com o arroz de grelos. 

domingo, 1 de outubro de 2017

ESPARGUETE À CARBONARA

        4 Pessoas 
INGREDIENTES
500g de esparguete
3 C.(sopa) de azeite extra virgem
4 Dentes de alho grosseiramente laminados
150g de bacon em tiras
¼ de xícara de vinho branco seco
1 C.(sopa) de manteiga
½ Cebola picada
200 ml de natas
4 Gemas de ovos  
1 Xícara de queijo ralado na hora
2 C.(sopa) de salsa picada
Pimenta preta moída na hora q.b.
Noz moscada q.b.
PREPARAÇÃO
Num tacho antiaderente cozinhar o esparguete conforme indicação do produtor. Quando estiver al dente escoar a água e reservar.
Entretanto, numa frigideira refogar o alho em azeite num lume médio. Quando estiver dourado retirá-lo e descartá-lo. Colocar as tiras do bacon na frigideira e deixar cozinhar até começarem a ficar com as pontas fritas. Adicionar o vinho, deixar ferver por um ou dois minutos e desligar o fogo. Reservar.
Noutra frigideira refogar a cebola na manteiga. Quando a cebola ficar translucida apagar o lume e deixar arrefecer um pouco. Juntar depois as natas e as gemas, uma de cada vez, batendo rapidamente. Misturar o queijo ralado, a salsa, a pimenta e a noz moscada.
Levar de novo ao fogo em lume brando e deixar cozinhar até ficar num molho cremoso. Reservar.
Entretanto, em fogo alto, reaquecer rapidamente o bacon e colocar todo o conteúdo no tacho do esparguete misturando todos os ingredientes. Acrescentar o molho cremoso e mexer tudo outra vez.

Servir imediatamente.

NOTA: Nos pratos individuais, eventualmente, cada pessoa poderá deitar mais queijo ralado e pimenta moída a gosto.
 
Blogger Templates