sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

COSCORÕES TRADICIONAIS À AVÓ GITA

         30 Unidades
INGREDIENTES
4 C.(sopa) de açúcar
60g de manteiga derretida
1 C.(café) de sal
1 C.(chá) de fermento em pó
1 dl de leite meio-gordo
4 Ovos
1 Laranja, raspar a casca e separar o sumo
500g de farinha
½ dl de aguardente velha

Óleo (para fritar) 1L
Açúcar q.b.
Canela em pó q.b.
PREPARAÇÃO
Numa tigela, amassar com as varinhas em espiral o açúcar, a manteiga e uma pitada de sal. Diluir o fermento no leite e juntar aos poucos. Acrescentar os ovos um de cada vez. Adicionar a raspa da casca e o sumo da laranja. Deitar uma colher de farinha de cada vez até ir toda para a tigela. Por último acrescentar a aguardente. Misturar bem com a batedeira até obter uma massa homogenia e elástica.
Tapar a tigela com um pano e deixar repousar durante 5 ou 6 horas. Passado esse tempo, polvilhar a bancada com farinha, deitar por cima a massa, polvilhá-la com farinha e amassar muito bem, até deixar de colar nas mãos.
Então, com a ajuda do rolo, estender a massa em tiras, até ficar com uma espessura de 2 mm. Cortar a massa com uma carretilha em retângulos ou quadrados e no meio dar 2 cortes na vertical. Fritar os coscorões de ambos os lados em óleo a 180 °C.  Escorrê-los sobre papel absorvente e, por último, polvilhá-los de ambos os lados por uma mistura de açúcar amarelo e canela.

AZEVIAS DE BATATA DOCE E GILA

        50 Unidades
INGREDIENTES
Para o Recheio
700g de batata doce descascada e cortada em pedaços
125 ml de água
Raspa de 1 limão
1 C.(sobremesa) de canela
150g de amêndoa moída
4 Gemas
100g de doce de gila  
320g de açúcar
1 C.(sobremesa) de canela em pó
250g de açúcar
1 dl de água
400g de puré de batata doce
100g de amêndoa finamente ralada
Raspa da casca de 1 limão ou de 1 laranja
Para a Massa
600g de farinha de trigo sem fermento
140g de banha
50g de margarina derretida
Sal q.b.
60 ml de aguardente
300 ml de água
Farinha para polvilhar
1 Ovo batido
Óleo para fritar
Açúcar para polvilhar
Canela em pó
PREPARAÇÃO
Numa panela com os 125 ml de água a ferver, temperada com sal, colocar as batatas doces cortadas em pedaços a cozer entre 20 a 30 minutos. Logo que as batatas subirem ao de cima, estão cozidas, retirá-las com uma escumadeira para uma tigela. Com a varinha mágica desfazê-las até formarem um puré.
Juntar ao puré a raspa de limão, uma colher de sobremesa de canela em pó, a amêndoa e mexer. Por último, acrescentar as gemas e a gila misturando bem.
Levar ao lume num tacho o açúcar com a água e deixe ferver sobre lume brando durante cerca de 5 a 6 minutos. Adicionar o puré a esta calda e misturar. Continuar a mexer e deixar cozinhar em lume médio entre 2 a 3 minutos. Quando passar com a colher e fizer uma estrada, está no ponto. Retirar do lume e deixar arrefecer.
Deitar a farinha numa tigela, abrir uma cavidade ao centro, colocar a banha e a margarina derretida.  Temperar com umas pedrinhas de sal e por fim adicionar a aguardente. Amassar e aos poucos adicionar a água. Depois da massa bem amassada, polvilhar com um pouco de farinha e tapar com um pano. Deixar repousar durante 1 hora.
Então, polvilhar a bancada com farinha e colocar sobre ela a massa e polvilhá-la igualmente com farinha. Amassar mais um pouco e estendê-la com o rolo da massa.
Por cima da massa, colocar uma colher de chá de recheio, pincelar com ovo batido as extremidades, dobre ao meio como se fosse um rissol, pressione bem para colar e passe com uma carretilha a toda a volta.
Colocar a azevia num prato polvilhado com farinha. Repetir o processo até acabarem os ingredientes. De vez em quando, ir polvilhando a bancada e a massa com farinha. Se não quiser utilizar as azevias todas de uma vez, congela-las separadas.
Fritar as azevias de ambos os lados em óleo quente a 180 °C, até dourarem. Colocá-las num prato com papel absorvente.
Noutro prato, misturar açúcar com canela a gosto. Passar as azevias ainda bem quentes por esta mistura.
 
Blogger Templates