terça-feira, 30 de março de 2021

RISOTO DE GAROUPA DE COENTRADA

       4 Pessoas

INGREDIENTES

500g de garoupa cortada em cubos de 1,5 cm de lado

7 dl de caldo de peixe

Azeite q.b.

3 Alhos picados

300g de miolo de camarões

1 Cebola picada

Louro em pó

200g de miolo de mexilhões

250g de ameijoas

300g de coentros, picados grosseiramente

300g de arroz arbório

2,5 dl de vinho branco

Piripiri q.b.

2 C.(sopa) de manteiga

Parmesão ralado a gosto

PREPARAÇÃO

Temperar a garoupa com um pouco de sal, pimenta e sumo de limão. Deixar repousar por uns 30 minutos.

Preparar o mise en place com todos os ingredientes conforme estão indicados acima.

Numa pequena panela fazer 7 dl de caldo de peixe com 2 cubos. Ou aproveite caldo de peixe que tenha no frigorífico, o que é sempre muito mais saboroso e saudável.

Escolher um tacho suficientemente grande onde caibam todos os ingredientes do risoto. Deitar cerca de 1 dl de azeite, com os alhos e quando estes ficarem translúcidos juntar os camarões até estes ganharem cor, cerca de 3 minutos. Depois retirá-los e reservá-los.

No mesmo azeite fritar os cubos de garoupa até ganharem uma crosta ligeiramente crocante. Retirá-los e reservá-los.

Se necessário juntar mais um pouco de azeite e refogar a cebola temperada com uma pitada de louro em pó. Quando a cebola ficar translúcida refogue os mexilhões e as ameijoas. Quando estas se abrirem, retirá-las e reservá-las.

Seguidamente bringir os coentros para preservarem a sua cor verde vivo. Colocá-los em água a ferver durante 1 minuto. Depois coá-los e coloca-los em água gelada durante 2 minutos. Voltar a coá-los e deitá-los no misturador. Juntar o caldo de peixe e bater até ficar um caldo homogéneo. Colocar este caldo na panela onde se fez o caldo de peixe e deixar ferver em lume brando.

Voltar ao tacho grande, verificar se necessita de mais um pouco de azeite, e quando estiver a ferver deitar o arroz e mexer até ficar frito. Deitar então o vinho e proceder como qualquer risoto. Mexendo sempre, esperar que o vinho se vá evaporando, então acrescentar uma concha do caldo de peixe e coentros. Voltar a mexer e sempre que a colher mostre o fundo do tacho deitar mais caldo. 

O processo de colocar o caldo junto ao risoto deve durar cerca de dez minutos, até que o prato adquira cremosidade e o grão de arroz fique al dente. Nessa altura acrescentar ao tacho o peixe e deitar mais caldo. Deixar ferver mais uns 5 minutos. 
Deitar os camarões, os mexilhões, as ameijoas e o piripiri. Misturar tudo e aguardar que recomece a ferver.
Juntar a manteiga e o queijo parmesão, voltar a misturar. Está pronto a servir. 

 
Blogger Templates